49ª Zona Eleitoral prepara e lacra urnas para o pleito do dia 2

Política
São Lourenço do Oeste | 20/09/2016 | 15:09

Autor: Marcelo Coan
Foto: Divulgação

De 15 a 24 de setembro ocorrem, em toda Santa Catarina, as audiências de geração de mídias e de carga (preparação) de urnas para o primeiro turno das eleições 2016.

Cada urna eletrônica deve conter apenas os dados de uma seção eleitoral específica. No entanto, essas informações estão previamente distribuídas em bancos de dados distintos, tais como os dos municípios, dos eleitores, dos locais de votação, das seções e outros. A geração de mídias é uma audiência pública em que esses dados são resgatados de cada banco e agrupados em mídias para cada seção eleitoral.

Segundo Orlando Carlos Almeida Vairich, chefe da 49ª Zona Eleitoral, a geração de mídias e de carga foi feita no domingo (18) e na segunda-feira (19). Ele contou que 68 urnas foram preparadas para o pleito eleitoral do dia 2 de outubro. Do total, 53 serão distribuídas no município de São Lourenço do Oeste, Jupiá fica com oito e Novo Horizonte com sete. Ele explicou que todas as urnas foram lacradas em audiência e obtiveram a assinatura do juiz eleitoral.

Vairich conta que além das 68 urnas, houve a configuração de outras 15 em contingência. Ele explica que estas servem de reserva em caso de eventual problema. São sete para São Lourenço do Oeste. Novo Horizonte e Jupiá tem quatro cada.

Distribuição

O chefe da 49ª Zona Eleitoral fala que a distribuição das urnas ocorre no dia 1° de outubro. “Às 13h elas saem do cartório e seguem oito rotas estabelecidas”, disse ele lembrando que embora a distribuição seja feita por uma empresa terceirizada, um servidor da Justiça Eleitoral acompanha o trabalho. No dia da distribuição, os equipamentos serão entregues para os delegados de prédio (responsáveis pelo local de votação). No dia da votação, antes das 7h, as urnas são entregues para os presidentes de seções. Todo o processo é formalizado por documentação.