5ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar recebe reforço policial

Policial
São Lourenço do Oeste | 20/04/2015 | 16:36

Autor: Marcelo Coan
Foto: Reprodução Facebook/Micheo Zaffari

Após pouco mais de uma semana da formatura em Florianópolis, na manhã de sexta-feira (17), 32 policiais militares que passaram pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) se apresentaram no 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2ºBPM/Fron) em Chapecó. Destes, quatro irão compor a 5ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em São Lourenço do Oeste. Os demais permanecem na cidade sede do Batalhão.

Um dos soldados (SD Guilherme) permanecerá em São Lourenço do Oeste. Dois (SD Mofati e Candido) atuarão em Coronel Martins e um (SD Zaffari) em Jupiá. Como se apresentaram com o kit policial completo – pistola, colete e outros acessórios –, os novos soldados iniciaram o trabalho já no fim de semana.

Embora o capitão da Companhia lourenciana, Evandro Vieira, esteja de férias, a informação é de que os soldados já irão atuar, por exemplo, em radiopatrulha e operação de trânsito.

Apesar de não haver a confirmação da 5ª Companhia, existe a previsão de transferência de outros três policiais. Contudo, o número de efetivo não deve sofrer mudança, pois a troca é casada.

Formação

Os novos soldados apresentados na última semana são de uma turma de aproximadamente 360 militares. O grupo passou cerca de dez meses na capital do estado em treinamento e formação.

Reivindicação

Em março, numa audiência em Florianópolis, lideranças políticas da segurança pública e do setor empresarial de São Lourenço do Oeste reivindicaram, junto ao comando da Polícia Militar de Santa Catarina e da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o aumento no efetivo de policiais para a 5ª Companhia. A preocupação existia, pois a 5ª Companhia operava com metade do efetivo previsto na legislação.