95% dos incêndios na região de São Lourenço do Oeste são de ação humana direta

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 15/09/2020 | 15:38

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste (SC) atende, além do município sede, Jupiá
, Galvão e Novo Horizonte. Somente em 2020, foram 35 ocorrências do tipo queimada ou incêndio em vegetação atendidas pela guarnição.

Segundo o tenente Glaycon Reitz, mais de 95% das ocorrências de incêndio são causadas por ação humana direta. "Geralmente a pessoa imagina que irá fazer uma queima controlada de vegetação, ela perde o controle em minutos, ocasionando um grande incêndio", complementa.

Para o tenente, é importante ressaltar que incêndio é uma ocorrência difícil e o combate demora muitas horas. "Além disso, temos que reforçar o quartel com efetivo, pois é deslocado uma equipe para o interior", explica.

Como você pode ajudar?

"A população deve, principalmente, nesse período de estiagem, não realizar queimadas, pois com a vegetação muito seca e com mudança de vento há uma tendência muito grande da perda do controle", frisa Reitz.

O tenente dos bombeiros diz que, caso haja a necessidade de fazer uma queimada controlada, é preciso buscar autorização aos órgãos responsáveis e avisar ao Corpo de Bombeiros. "Principalmente para orientar em realização da confecção de aceiros", diz.