Academia da Saúde oferece tratamento de auriculoterapia

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/06/2017 | 20:23

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

A Academia da Saúde do bairro Santa Catarina, em São Lourenço do Oeste, está oferecendo um novo tratamento à população, totalmente de graça. Trata-se da auriculoterapia (tratamento através da orelha) que, pela primeira vez, é oferecido no município através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A responsável pela aplicação do tratamento é a fisioterapeuta Camila Gallina que, juntamente com a psicóloga Deborah Moschenn, passou por uma formação recentemente em Chapecó, numa proposta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde. Esse curso foi uma introdução das Práticas Integrativas Complementares (PICs) do SUS no tratamento alternativo dos usuários. “Isso é para que possamos complementar o tratamento medicamentoso e físico que o paciente já realiza e assim potencializar seus benefícios e melhora”, explica Camila.

Conforme Camila, os atendimentos estão sendo realizados exclusivamente na Academia da Saúde todas as terças e quintas-feiras à tarde, mas o profissional está na academia todos os dias para sanar dúvidas sobre o assunto. “O interessado precisa apenas comparecer com o cartão SUS para registro do atendimento no prontuário”, reforça.

Sobre o tratamento

A profissional salienta que a procura pela auriculoterapia já é grande em São Lourenço do Oeste. Segundo ela, o tratamento caracteriza-se por utilizar o pavilhão auricular como um reflexo para tratar diferentes tipos de problemas. “Ao estimular pontos específicos da orelha conseguimos associar a regiões do organismo que estejam com alteração e tratá-los a partir das queixas dos pacientes”, explica.

Na Academia da Saúde a técnica está sendo aplicada em livre demanda e também em associação aos grupos que já frequentam o local, principalmente na complementação do tratamento de dores crônicas. “Mas, pode também ajudar no tratamento da ansiedade, depressão, hipertensão, enxaquecas, combate ao tabagismo e outras queixas gerais”, frisa Camila.

De acordo com a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, o objetivo é aproveitar o espaço da Academia da Saúde oferecendo novos serviços. Em breve, profissionais de outras especialidades deverão atender no local.

Funcionamento Academia da Saúde

Manhã
- Segunda e quarta-feira
Tarde
- Terça, quinta e sexta-feira
Contato: (49) 3344-8586