Academia literária será reativada em São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 07/11/2018 | 10:23

Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta


Criada em julho de 1999, a Academia Literária Juceli Carla Eli, de São Lourenço do Oeste, ficou poucos anos em atividade. O principal objetivo era reunir escritores e amantes da literatura para promover a cultura do livro, do ler e do saber no município.

Agora, um grupo de lourencianos, entre fundadores e novos integrantes, pretende retomar as atividades da Academia Literária Juceli Carla Eli. O primeiro encontro foi realizado na noite de terça-feira (6), na Câmara Municipal, com troca de informações e muitas lembranças.

Conforme Éderson Hermann, um dos fundadores da academia, um dos objetivos da retomada do grupo é também pelo fato de uma nova lei aprovada na Câmara Municipal sobre o livro "São Lourenço do Oeste em Memórias", o qual poderá ser comercializado pelo Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste e o dinheiro revertido em incentivo a produção literária.

O encontro de terça terminou de forma positiva, já com um segundo encontro marcado e a expectativa de que mais pessoas se unam ao mesmo objetivo.

Projeto no Legislativo

Os vereadores aprovaram na sessão de segunda-feira (5) o projeto de lei da Mesa Diretora que autoriza a doação e a venda do livro "São Lourenço do Oeste em Memórias". A obra, de propriedade intelectual da Câmara Municipal, já está registrada na Biblioteca Nacional e teve processo licitatório para confecção de 500 exemplares. Destes, 115 serão doados. O restante será repassado ao Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste, objetivando sua comercialização.

Os valores obtidos com a venda integrarão o orçamento do Instituto Cultural, devendo ser aplicados integralmente em atividades voltadas a produção literária, principalmente no apoio e incentivo aos escritores lourencianos.

Academia Literária Juceli Carla Eli

A academia leva o nome de uma lourenciana. Juceli Carla Eli (em memória) morava no interior do município e teve alguns livros publicados, tendo como sua maior paixão escrever.