Acadêmica de Novo Horizonte fará parte do Projeto Rondon Cinquentenário

Geral
Chapecó | 01/07/2017 | 10:01

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Arquivo pessoal

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes. A primeira edição ocorreu em 1967 e funcionou até 1989. Retomado em 2005, já realizou 76 operações, em 1.142 municípios de 24 unidades da federação, com a participação de 2.170 instituições de ensino superior e 21.436 rondonistas (universitários e professores), alcançando cerca de dois milhões de pessoas.

Em 2017, o Projeto Rondon completará 50 anos da Operação Zero, reforçando sua importância social e educacional. Uma das universidades selecionadas na edição deste ano foi a Unochapecó, campus Chapecó. Entre o grupo está a acadêmica Roberta de Macedo, de Novo Horizonte.

Roberta está no 7º período do curso de fisioterapia e embarca para Rondônia na segunda-feira (3), onde fica até o dia 23 de julho. Ela conta que a seleção da Unochapecó foi realizada, basicamente, em três etapas: inscrição; seleção dos envolvidos e elaboração do plano de trabalho. A seleção dos alunos e dos professores foi feita pela própria universidade, que precisava atender critérios como desempenho acadêmico e participação em programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Preparação para a viagem

A estudante, que é natural de Novo Horizonte, diz que a preparação envolve muitas coisas, como a organização das atividades, questões metodológicas e burocráticas, o que incluí cronogramas, receitas para aplicação das atividades, coleta e organização de materiais necessários e contato com os gestores do município onde será realizada a operação. “Está sendo muito trabalhoso, pois tivemos que adaptar com as atividades de nossa graduação, de forma a adiantar provas e apresentações de trabalhos”, explica Roberta. No entanto, ela garante que todos estão muito empenhados e focados no êxito da ação, independente das dificuldades que encontrem no caminho.

Viagem e estadia

O grupo que parte de Chapecó para o Projeto Rondon sai à meia-noite de segunda-feira (3) rumo ao aeroporto de Curitiba, de onde segue com a Força Aérea Brasileira (FAB) até o destino final, que é Porto Velho, capital de Rondônia. É lá que serão realizadas as primeiras atividades comemorativas, cerimônias de abertura e treinamentos dentro e fora do quartel militar do Exército Brasileiro.

Sobre a hospedagem, eles ficam no quartel militar do exército nos primeiros dias, mas depois se instalam na Escola de Buritis. As ações começam no dia 9 de julho, manhã, tarde e noite. “Para nossa grande surpresa e alegria, dentre todas as universidades que estarão atendendo estes 15 municípios, nossa universidade, junto a Unifenas, de Minas Gerais, foi escolhida para apresentação de nossa atuação no fechamento geral da Operação Rondônia Cinquentenário.”

Roberta diz que cada participante tem tarefas específicas. “Os acadêmicos se dividiram em duplas de acordo com sua área e eixo ao qual pertenciam, desenvolvendo oficinas, que foram criadas para atender as demandas do local”, explica. Ela ressalta que, apesar de cada dupla ficar responsável por determinadas oficinas, todos se ajudarão caso ocorra intercorrências. Serão 25 oficinas, totalizando 151 horas.

Futuro com o projeto

A estudante diz que a expectativa e o entusiasmo é muito grande, pois fazer parte do Projeto Rondon significa realizar um sonho “que antes parecia ser tão distante, e que hoje se torna real”. Ela conta que quando soube que faria parte do grupo surgiu uma mistura de sentimentos. “Fiquei imensamente feliz e sem palavras para expressar tamanha alegria. Sei que este projeto contribuirá e muito para mim não só como profissional, mas como uma cidadã realmente humana, capaz de ajudar ao próximo, de pensar não só para seu bem, mas para o bem de uma coletividade.”

Roberta acredita que voltará da experiência um ser humano muito melhor e mais desenvolvido em muitos aspectos. Ela agradece a todas as pessoas que a ajudaram a realizar este sonho.

Grupo da Unochapecó

Alunos: Roberta de Macedo (Fisioterapia), Celita da Silva Machado e Sacha Branco (Ciências Biológicas), Isadora e Sá Giachin e Thais Giordani (Direito), Thayline Cardoso (Enfermagem) e Larissa Klimeck Kammer e Raica Moterle (Psicologia). Professores: Maira Tellechêa da Silva e Celso Zarpellon.