Acanor faz capacitação para formar cidadãos e lideranças conscientes

Política
São Lourenço do Oeste | 25/06/2015 | 21:17

Informações e foto: Acanor

Mais de 100 pessoas participaram de uma formação realizada pela Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) e Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante toda esta quinta-feira (25), na sede da Acanor. O objetivo foi reunir as Câmaras que já implantaram o Programa Parlamento Jovem juntamente com as que ainda não têm. Por isso, dos oito municípios participantes, cinco deles estavam representados por alunos de escolas municipais e estaduais. Os outros três são os que têm vereadores mirins.

As palestras tiveram como assuntos a importância da política e o papel dela na sociedade, a formação de Câmaras Mirins, oratória, comunicação e a estrutura do Legislativo e a relação dele com os outros poderes.

Fátima Aparecida Tomazeli Basso é diretora do Núcleo Escolar Monteiro Lobato, de Coronel Martins. O município é um dos que não tem o Parlamento Jovem, mas a diretora ficou muito empolgada com o programa, frisando que a partir desta formação já muda a visão dos participantes sobre política e outros assuntos, desejando que o município também tenha esta ação. Como a participação era limitada para dez pessoas de cada município – 12 a 15 anos -, Fátima disse que houve um sorteio entre os interessados em participar. “A missão deles agora é transmitir o conhecimento para os demais alunos da escola, da mesma faixa etária”, finaliza.

Para o presidente da Acanor, a meta é mesmo fazer com que outras Câmaras se interessem pelo Parlamento Jovem, que tem transformado a realidade de muitos alunos depois de sua passagem pelo programa. “Esta é uma semente que estamos plantando para o futuro da nossa sociedade”, garante.