Aeroporto de Florianópolis tem piores notas em avaliação com passageiros

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Florianópolis | 25/04/2018 | 08:20

Informações e foto: G1SC

Custo-benefício das lanchonetes nos aeroportos brasileiros é o item com pior avaliação dos passageiros no Brasil, seguido do preço do estacionamento. As informações estão no Relatório do Desempenho Operacional dos Aeroportos no 1º trimestre de 2018, que reúne avaliações de passageiros em 20 aeroportos e foi divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

As melhores notas registradas pela pesquisa foram para a cordialidade dos funcionários de check-in e da imigração.

O índice de satisfação dos passageiros fechou o primeiro trimestre em 4,3 - em uma escala de 1 a 5. Trata-se de uma redução em relação ao último trimestre do ano anterior, quando a média das avaliações foi de 4,35.

Os aeroportos com melhor avaliação foram Curitiba e Viracopos, em Campinas. Já os piores avaliados foram Florianópolis e Vitória.

Segundo secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, há dois motivos para a queda da satisfação dos passageiros: o aumento do número de aeroportos pesquisados a partir de 2018 - de 15 para 20; e retorno dos passageiros que viajam esporadicamente para os aeroportos.

A retomada do crescimento econômico, aos poucos, traz de volta o passageiro de lazer para os aeroportos. Esse cliente cortou viagens durante a crise econômica e levou o setor aéreo, quando o transporte aéreo brasileiro perdeu quase oito milhões de passageiros nos voos nacionais.

Segundo Lopes, esse cliente é mais exigente com a infraestrutura do aeroporto e oferta de serviços do que o passageiro frequente. O retorno desse cliente para os aeroportos contribuiu para a redução da nota média dos passageiros para os serviços nos últimos trimestres.

Dos 19.473 entrevistados na pesquisa, 60% viajavam a lazer e 50% fez menos de duas viagens nos últimos 12 meses.

Os aeroportos de Florianópolis e Vitória são os que têm a pior avaliação e não estavam no relatório no ano passado. "Esses aeroportos passaram por melhorias que ainda não se refletem na pesquisa de avaliação dos usuários", disse.