Agentes de Combate a Endemias vistoriam prédios públicos em combate ao mosquito Aedes Aegypti

Geral
São Lourenço do Oeste | 21/03/2019 | 15:50

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Os agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste realizaram, nas últimas semanas, vistorias em prédios públicos da cidade acompanhados de uma pessoa responsável de cada local. A ação foi realizada depois de determinação da Sala Municipal de Coordenação e Controle das Doenças Transmitidas pelo Mosquito Aedes Aegypti – Sala de Situação. Dessa forma, os profissionais podem verificar analisar cada caso e tomar as devidas providências quando houver adequações a serem feitas.

Atualmente o município está com 65 focos do mosquito Aedes Aegypti e são considerados infestados, além do centro urbano, os distritos de São Roque e Presidente Juscelino. A coordenadora do Programa de Combate a Dengue Municipal, Cátia Schafer, explica que estes locais apresentam a circulação do mosquito.

Cátia informa que os agentes realizam visitas periódicas aos domicílios, estabelecimentos públicos e privados com o objetivo de orientar a população quanto à eliminação de possíveis criadouros (local onde possa acumular água). Além disto, orientam sobre sinais e sintomas das doenças. “Semanalmente realizam as inspeções em armadilhas e quinzenalmente em pontos estratégicos em busca de focos do mosquito”, acrescenta. Em períodos específicos do ano, diz a coordenadora, os agentes também realizam o Levantamento de Índice Amostral do Aedes Aegypti (Lira), o qual mensura o índice de risco de infestação do município.

Diante do trabalho desenvolvido após a determinação da Sala de Situação, quando a inspeção em prédios públicos, serão aplicados Termos de Responsabilidade caso haja alguma inadequação. Depois do prazo estabelecido, será realizada nova vistoria para verificar a adequação. “A não adequação de qualquer situação segue trâmites de acordo com a legislação municipal. Neste caso, trabalhamos em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal que tem o poder de autuação às irregularidades”, ressalta Cátia.