Agricultores familiares da região receberão formação pelo programa Pronatec Campo

Geral
São Lourenço do Oeste | 06/09/2013 | 08:43

Autor e foto: Marcelo Coan

Inédito na região, o programa Pronatec Campo, em uma parceria entre Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do Oeste, formará 35 agricultores de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte até o final de 2014 no curso “agricultor familiar”.

Serão 200 horas/aula com o objetivo de capacitar agricultores familiares para torná-los capazes de analisar as organizações sociais e econômicas. Além disso, incentivar a construção de alternativas de desenvolvimento rural sustentável, cooperativo e solidário.

De acordo com o técnico agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do Oeste, Jacson de Macedo, o curso oferece seis módulos, onde em cada um haverá um tema diferente. Os trabalhos iniciarão com a discussão do processo histórico e organização da agricultura. Na sequência será trabalhado com o associativismo e cooperativismo, sistemas de produção na agricultura familiar, meio ambiente e energias renováveis e inclusão digital.

Como existe um limite de participantes, neste momento, segundo Macedo, a intenção é formar o grupo com as lideranças do Sindicato. Ele explicou que na sequência será criada uma nova turma ou, se necessário, várias para atender a demanda.

Na avaliação do técnico agrícola, a formação fará com que os agricultores olhem de forma diferente para a propriedade. Além disso, ele disse que irá proporcionar mais eficiência, ou seja, maior produção e diminuição dos custos. “Assim, ele [agricultor] não fica preso nas grandes cadeias de produção e começa a ver a possibilidade de pequenas agroindústrias ou de produções diversificadas”, disse ele.

Embora o prazo para o envio das inscrições para o IFSC seja até o próximo dia 15 de setembro, a intenção do Sindicato é fechar o grupo até o dia 10. “Não podemos deixar para a última hora, pois pode haver contratempos”, explicou Macedo.

Ainda que a data do início do curso não esteja definida, a previsão é que comece ainda neste ano. Todo o curso será gratuito e acontecerá em São Lourenço do Oeste.