Agricultores participam de seminário do leite na 5ª Efaislo

Geral
São Lourenço do Oeste | 13/11/2015 | 16:49

Autor e foto: Marcelo Coan

Direcionado para o setor agrícola de São Lourenço do Oeste e região, na manhã desta sexta-feira (13), a prefeitura, em parceria com sindicatos, cooperativas e Senar, realizou um seminário cujo foco foi a produção de leite. Na pauta, eixos como sólidos do leite e impactos da qualidade da forragem na produção de leite.

Gilmar Antônio Zanluchi, superintendente do Senar Santa Catarina, disse que o seminário tratou de duas questões diferentes, mas que se encaixam. “O seminário busca levar informações de ponta”, disse lembrando que é a primeira vez que se discute a questão dos sólidos do leite. “Não adianta ter quantidade e regularidade se não há qualidade”.

Zanluchi explicou que as informações repassadas resultaram de uma pesquisa feita pelo médico veterinário Selvino Giesel – um dos palestrantes. Na avaliação do superintendente do Senar, quem participou do seminário sai na frente dos demais. “O pagamento era feito com base na quantidade e pela qualidade. O próximo passo é pagar pelos sólidos. É o que o leite produz de derivados”, falou alegando que o entendimento é um pouco complexo, mas que quem participou vai entender os passos futuros. “Por isso que há a necessidade de melhorias no aspecto genético do próprio plantel”, disse ele garantindo que os participantes do seminário saem na frente no que tange informações.

Ele fala isso, pois disse que esteve na Nova Zelândia e na Austrália e a discussão aberta em São Lourenço do Oeste está no mesmo nível que fora do país. “Por isso, quem perdeu precisa buscar essas informações junto aos vizinhos que estiveram aqui”.

Josemar Marcos Bett, presidente da Comissão de Agropecuária, afirma que o seminário é uma forma de planejar a cadeia produtiva de leite. Afirmou que a parceria com o Senar resultará em outros cursos e capacitações serão oferecidas para os empresários agrícolas.