Agricultura é o setor responsável pelo crescimento do PIB de SC, diz secretário de Estado

Geral
São Lourenço do Oeste | 02/10/2013 | 09:55

Autor: Marcelo Coan
Fotos: Arquivo/Minutta

Conforme o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, apenas neste ano a pasta liberou 17.215 sacas de semente de milho através do troca-troca, programa “Terra Boa”, que beneficiou 5.183 agricultores da região.

Além disso, Rodrigues lembrou que houve a distribuição de 9.800 toneladas de calcário e ainda a liberação de mais de R$ 4,2 milhões através do programa “Juro Zero”. “É um volume de recursos que vai direto para o produtor rural. É um movimento e um investimento feito pelo Estado que dá visibilidade e apoio a um segmento que é extremamente importante”, disse ele e afirmou que a agricultura é o setor responsável pelo crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) de Santa Catarina.

Embora a atenção seja para ações deste ano, o secretário adiantou que além dos projetos tradicionais, para 2011 a pasta irá intensificar o “SC Rural”, ou seja, projetos estruturantes e construções de agroindústrias, 500 no total, sendo que 300 são novas e outras 200 receberão investimentos para recuperação, com recursos do governo estadual.

Além disso, Rodrigues falou que há a intensificação das relações comerciais com outros países, como é o caso de Japão, EUA e da China, para exportação de carne suína.

Tendo em vista os impactos das estiagens, o secretário garantiu que a secretaria deve lançar e executar as obras do pacto pela agricultura que prevê a construção de cisternas e entrega de distribuidores de adubo líquido, que deverão ser utilizados na região para o transporte de água.

Já os programas Juro Zero, kit forrageiro, de calcário e de distribuição de semente de milho devem ser ampliados e mantidos para o ano de 2014.

Agricultura

Na avaliação do secretário, os números mostram que se não fosse a agricultura o país fechava no “vermelho”. “A contribuição para o crescimento do PIB foi da agricultura. Da mesma forma é em Santa Catarina, onde o percentual de crescimento da agricultura também é extremamente importante e contribui para que o Estado continue se desenvolvendo”, disse Rodrigues.

Ações

Recentemente, o Governo do Estado, através da pasta da Agricultura, fez o repasse por meio de cessão de uso de 26 tratores para alguns municípios do Estado. O objetivo é melhorar as estradas vicinais da região e fortalecer a agricultura familiar. Entre os municípios beneficiados está Quilombo, Novo Horizonte e Galvão. Neste mês há a previsão para a entrega de outros 15 tratores.