Alesc acaba com auxílio-saúde pago aos deputados estaduais

Política
Florianópolis | 13/09/2018 | 09:27

Informações e foto: Alesc

Por unanimidade entre os deputados presentes (21 votos), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou em turno único, na sessão ordinária de quarta-feira (12), o fim do pagamento de despesas médicas para parlamentares. A medida consta no Projeto de Resolução 3/2018, que terá sua redação final votada na sessão desta quinta-feira (13), para entrar em vigor.

A iniciativa para a revogação do benefício partiu dos deputados Ana Paula Lima (PT), Dirceu Dresch (PT) e Luciane Carmanatti (PT), depois que informações sobre os gastos da Alesc com despesas médicas parlamentares foram divulgadas pela imprensa em julho passado. O projeto revoga uma resolução de 1992 que instituiu o benefício.

Vários deputados se manifestaram sobre a proposta. Os autores afirmaram que não caberia o parlamento manter o benefício, o qual classificaram como privilégio, e defenderam a promoção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os deputados também destacaram que não tinham conhecimento desta resolução, que foi instituída há 26 anos e cujo trâmite, desde apresentação do projeto até a sua transformação em resolução, ocorreu em quatro dias, quando praticamente todos os membros da atual legislatura não exerciam mandato na Alesc. “A revogação dessa resolução é um ato de justiça com a sociedade catarinense e com o parlamento”, destacaram.

Conta

Em julho, a Alesc gastou mais de R$ 3 milhões com um único parlamentar, Aldo Schneider (MDB), que morreu em 19 de agosto. Ele ficou em tratamento contra um câncer por cerca de um ano. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) chegou a instaurar um procedimento interno para analisar o caso.