Alunos aprendem na prática como se portar no trânsito

Geral
Novo Horizonte | 21/09/2017 | 16:02

Informações e foto: Prefeitura de Novo Horizonte

Numa parceria com a Polícia Militar (PM) e o Centro de Formação de Condutores (CFC) Formula 1, a Secretaria de Educação de Novo Horizonte realizou um série de atividades educativas na Semana Nacional do Trânsito, trabalho que envolveu todos os alunos da rede municipal desde o início da semana.

Nesta quinta-feira (21), os alunos participaram de uma palestra com o Centro de Formação de Condutores Formula 1. Na sequência, puderam ver na prática o funcionamento de um circuito de trânsito, com sinalização, semáforo, cruzamentos, faixas de pedestre e policiamento.

Além dos professores e os parceiros, a secretária de Educação, Solange Franzosi, aproveitou para agradecer ao comércio do município que entendeu o projeto e colaborou financeiramente para que todos os alunos recebessem uma cartilha explicativa. Ela também lembrou que foi possível, com a parceria da Formula 1, confeccionar uma carteirinha que simula uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprova que os alunos participaram das atividades e da formação.

Segundo a secretária, o objeto do projeto é desenvolver a educação e o respeito no trânsito. “Queremos despertar a consciência desde cedo”, disse ela afirmando que o projeto foi um sucesso, pois todas as turmas trabalharam com a mesma perspectiva, ou seja, prevenção e informação.

Conforme a orientadora educacional, Janete Raquel de Oliveira Crestani, o projeto visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes. “Por terem entre 4 e 12 anos, os alunos influenciam diretamente no comportamento dos pais. Eles servem como um elo entre a escola e a família e isso permite que as instruções cheguem até as casas”, analisou.

Projeto

Lembrando que a rede municipal de ensino tem alguns objetivos com relação a questão pedagógica, Janete explicou que o grupo de professores discute frequentemente para que todos possam trabalhar em sala de aula com a mesma perspectiva. Segundo a orientadora educacional, o projeto da educação no trânsito foi desenvolvido com esse pensamento. “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que nós iniciamos em agosto a formação dos professores, veio como suporte para esse planejamento coletivo”, disse frisando que nessa ideia cada professor elaborou uma sequência de atividades para o projeto.