Alunos da edução infantil aprendem na prática sobre alimentação saudável

Geral
Novo Horizonte | 30/10/2017 | 08:01

Informações e foto: Prefeitura de Novo Horizonte

De forma lúdica e prática, na última semana alunos da pré-escola do Centro Educacional Novo Horizonte (Cenho) receberam orientações sobre a educação alimentar e nutricional. O trabalho foi coordenado pela nutricionista Vanessa Piazza.

Segundo Vanessa, a atividade buscou despertar o interesse por uma alimentação mais saudável, com enfoque na importância de cada alimento. “Uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, pois proporciona ao organismo a energia e os nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde”, explica.

A nutricionista conta que o aprendizado da criança na alimentação se dá através de uma comunicação adequada, por meio de uma linguagem visual, texturas e cores e experiências sensoriais que podem influenciar o padrão alimentar a ser adotado. “Esse conhecimento adquirido nessa faixa etária é indispensável, já que proporciona às crianças uma descoberta sobre a importância do alimento natural para manterem suas atividades e para seu crescimento”, disse ela frisando que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) fomenta a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem.

Para a professora Lisangela Varela Mascarello esse trabalho se torna importe, pois é na educação infantil que a criança desenvolve a dentição, crescimento e desenvolvimento cognitivo. “Todos os anos nós trabalhamos a alimentação de forma saudável, pois entendemos que é o momento em que as crianças têm contato com outros alimentos”, falou ela explicando que durante a atividade os alunos desenvolvem a teoria, por meio de orientações da nutricionista, e a prática, já que eles mesmos montaram os seus sanduíches.

Lisangela acredita que mesmo havendo algumas informações técnicas, a forma com que é trabalhado o assunto, as crianças conseguem assimilar a mensagem. “A gente também trabalha com eles em sala de aula com vídeos, desenhos, teatros e histórias”, frisa.