Alunos do 6º ao 9º da Escola 12 de Novembro serão transferidos

Geral
Campo Erê | 13/10/2015 | 12:04

Autor: Marcelo Coan
Foto: SDR de São Lourenço do Oeste

Na semana passada, numa reunião com pais, professores e direção, o gerente regional de Educação, João Patinho, comunicou que em 2016 os 37 alunos do 6º ao 9º da Escola 12 de Novembro, interior do município de Campo Erê, serão transferidos.

Patinho explicou que a decisão leva em conta uma instrução do Estado que, segundo ele, está trabalhando a partir de um estudo efetuado dentro do conjunto de escolas estaduais. Trata-se de um trabalho de reordenamento dos estudantes para que as escolas possam ter uma estrutura melhor e os gastos com a manutenção sejam reduzidos.

De acordo com o gerente regional de Educação, a Escola 12 de Novembro não é a única da regional de São Lourenço do Oeste que deve passar por esse reordenamento. Contudo, foi a primeira, pois desde de 2013 ela passa por uma série de estudos. Falou que a decisão foi tomada em função do custo elevado por aluno. “O Estado pede para que nós, enquanto gerencia regional, tenhamos esse estudo em mãos e a partir dele tenhamos as ações”, disse lembrando que estudo prova que há um déficit grande.

Embora a decisão seja pela transferência dos alunos do 6º ao 9º para o centro da cidade, Patinho disse que a estrutura da escola não será fechada. Conforme ele, os alunos do 1° ao 5° da Rede Municipal de Ensino continuarão estudando no local. “O Estado vai passar a estrutura física para o município de Campo Erê e ele estará fazendo a gestão a partir de 2016”.

Para os alunos que serão transferidos, Patinho adiantou que será garantida, por meio de um convênio entre município e Estado, toda a estrutura de transporte.

Ganho

Apesar de haver a necessidade de deslocamento dos alunos, o gerente regional de Educação defende que a mudança proporcionará um ganho maior para os jovens. Ele defende o argumento explicando que nas escolas maiores há uma estrutura melhor de laboratórios, biblioteca e equipe de orientadores pedagógicos. “No começo teve alguns pais que não concordavam muito, mas a gente explicou, respondeu questionamentos e a grande maioria teve um olhar diferenciado e aprovou a ideia da transferência”.

Lembrando que o Estado todo está passando pelo processo de reordenamento, Patinho disse que na regional de São Lourenço do Oeste há outras escolas que estão em estudo e deverão passar pelo mesmo processo. Uma delas é a Escola de Educação Básica (EEB) de São Valentim, no distrito de Presidente Juscelino. “Essa é outra escola que nós temos um número pequeno de alunos no Ensino Médio”, disse lembrando que já houve um diálogo com os pais, professores e direção e a decisão é de que em 2016 as turmas serão realocadas nas escolas do centro do município.