Ambulância nova para o Samu chega à prefeitura de São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 06/02/2017 | 14:55

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Está disponível para a Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste uma ambulância zero quilômetro, doada pelo Ministério da Saúde à administração municipal. Ela veio diretamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) sem nenhuma contrapartida do município. O valor do veículo é de R$ 150,6 mil.

A Secretaria de Saúde do município dispõe de apenas uma ambulância para o Samu, ano 2010. Conforme informações da secretária interina de Saúde, Vânia Garbin Baldissera, as normas indicam que a substituição dos veículos deve ser a cada cinco anos de uso ou com 100 mil quilômetros rodados.

A unidade básica do Samu presta serviço no atendimento regional dos sete municípios de abrangência da Agência Desenvolvimento Regional (ADR) - Campo Erê, Coronel Martins, Jupiá, Galvão, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste. “É um benefício à população ter uma unidade do Samu, pois a equipe é composta por um motorista e um técnico de enfermagem, que podem prestar o atendimento in loco”, diz a secretária. Sempre que necessário, o Samu encaminha o paciente para o pronto-atendimento ou para o hospital.

Vânia ressalta que, com a chegada desta nova ambulância, será possível substituir a atual, “Porém, para usá-la no transporte de pacientes temos que solicitar a baixa no Ministério da Saúde e tirar a plotagem que identifica Samu”, complementa a secretária.