Apae e o cão Eros orientam sobre a prevenção de deficiências

Geral
São Lourenço do Oeste | 22/08/2019 | 14:30

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Jackson Mello

Ele é atração por onde passa e chama a atenção, não só pela simpatia, mas pelas informações importantes que carrega. Com o cão Eros, a Apae de São Lourenço do Oeste está realizando uma série de atividades para divulgar a prevenção de deficiências. Em seu colete, o cão Eros leva algumas informações sobre prevenção. Eros é usado também no projeto Cinoterapia da escola.

Segundo informações da diretora da Apae, Jucilei Serpa, o Projeto Prevenir é realizado por todas as Apaes de Santa Catarina. Tem como objetivo levar informações à população de como evitar as deficiências, tendo em vista que até 70% dos casos podem ser evitados, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Jucieli diz ainda que as ações de prevenção são desenvolvidas pela Apae do município durante todo o ano. No entanto, em agosto, são intensificadas por se tratar do mês de conscientização e prevenção às deficiências.

Uma das ações da Apae diretamente relacionada a prevenção de deficiências é o Serviço de Estimulação Precoce, o qual atende crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade e que possuem algum atraso no seu desenvolvimento, mas não necessariamente tenham uma deficiência. A diretora da Apae diz que esse serviço objetiva oferecer o máximo de estímulos à criança, podendo minimizar suas dificuldades.