Atendimento por classificação de risco completa um mês no Pronto-Atendimento

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São Lourenço do Oeste | 05/10/2017 | 14:47

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O protocolo de triagem ou atendimento por classificação de risco no Pronto-Atendimento (PA) da Policlínica Municipal de Saúde de São Lourenço do Oeste completou um mês de implantação no dia 4 de outubro. Neste período, foram atendidas 2.314 pessoas de São Lourenço do Oeste cadastradas no sistema da Secretaria Municipal de Saúde, ficando de fora pessoas de outros municípios que precisaram do atendimento no plantão.

Para Rodrigo Silva, diretor técnico e médico auditor da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, esses 30 dias em que o protocolo de triagem vem sendo feito serviram para ajudar as pessoas que realmente precisaram do atendimento primeiro. “Todos os socorros foram atendidos como prioridade e houve pouca demora nos demais casos”, frisa o diretor.

Silva explica que isso serviu para entender qual a maior demanda no atendimento, sendo que 80% dos casos foram não graves e crônicos. “O protocolo de triagem norteará a Secretaria de Saúde para criar novas estratégias de prevenção e solidificar o vínculo dos pacientes com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).”

A secretária de Saúde, Vania Baldissera, diz que é perceptível a importância no atendimento prioritário das urgências e emergências. “Os pacientes estão entendendo e respeitando esse novo sistema, onde no momento da triagem já são informados que, se necessário for, outros pacientes mais graves vão ser atendidos antes”, destaca. A secretária comenta que infartos, suturas e fraturas, por exemplo, são classificados como casos de emergência e por isso os pacientes são atendidos por primeiro.

Para a secretária de Saúde, o protocolo de triagem veio para organizar o sistema e dar respaldo às equipes do Pronto-Atendimento (PA) no momento de realizarem o atendimento ao paciente. “A população precisa se conscientizar de procurar o lugar certo para o atendimento. As pessoas devem se dirigir sempre para sua Unidade Básicas de Saúde e deixar o PA somente para urgências e emergências”, enfatiza.

Classificação por cores

O protocolo no pronto-atendimento de São Lourenço do Oeste está sendo feito por cores, sendo: vermelho (emergência); amarelo (muito urgente, necessita de atendimento rápido, pode aguardar até 60 minutos); verde (pouco urgente, podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde, pode aguardar até 120 minutos) e azul (não urgente, podem aguardar atendimento agendado, espera de até 240 minutos no PA). “É importante salientar que este será o tempo máximo de espera, não significa que o paciente ficará todo este tempo esperando caso o médico não esteja atendendo as outras cores”, explica o diretor Silva.