Aula inaugural de robótica marca início da Educação de Tempo Integral em São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 22/02/2018 | 17:12

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Curiosidade, ansiedade e um misto de nervosismo e empolgação. Assim estavam os alunos que participam da Educação de Tempo Integral de São Lourenço do Oeste, na tarde desta quinta-feira (22), durante a aula inaugural de robótica. Iniciado nesta semana, o projeto é da administração municipal, através da Secretaria de Educação, contemplado no Plano de Governo, e que foi aprovado pela Câmara Municipal no fim de 2017.

O secretário de Educação, Alex Tardetti, diz que a administração municipal quer “educar para um novo tempo”, por isso também o cuidado na escolha das oficinas. Além de robótica, os alunos terão à disposição português, matemática, literatura infantil, prática de cidadania, jogos desportivos e artes. Com exceção de robótica, que será realizada no Senai e em parceria com o Sesi, todas as outras oficinas acontecem no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em parceria com o Instituto Cultural.

Tardetti explica que são 103 alunos do Ensino Fundamental participando da Educação de Tempo Integral, com idades entre 6 e 7 anos. “Trata-se de uma estratégia para a melhoria da qualidade na educação, sincronizando o estudo teórico com o prático”, fala. Durante a manhã os alunos têm as aulas teóricas em sala de aula, na escola, e durante à tarde as práticas, no Senai e no Centro de Eventos. 

A coordenadora do projeto, Adriana Maria Ávila, explica que além das oficinas, a Educação de Tempo Integral contempla almoço, servido na praça de alimentação do Centro de Eventos. Depois, todos os alunos fazem a higiene bucal e seguem para o descanso. Ainda tem um tempo para a realização das tarefas escolares. Todas as cinco escolas municipais com alunos na faixa etária do projeto estão participando. Para Adriana, os primeiros dias foram muito bons, tanto que já há uma lista de espera para os pais interessados em ingressar os filhos no projeto. O espaço das oficinas foi todo adaptado para oferecer o melhor ambiente aos alunos. 

O prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, diz que está feliz em poder colocar em prática a Educação de Tempo Integral no município. Sobre as oficinas, tem uma em especial. “Robótica é um sonho de criança. No meu tempo de escola, não tinha muitas opções, não tínhamos contraturno”, explica. Para o prefeito, o projeto vai capacitar as crianças e formá-las para o futuro. “Elas vão sair do marasmo da internet e aprender algo novo, vão começar a desenvolver as aptidões desde cedo.”

Parceria com o Sesi

Claudemir Bonatto, diretor regional do Sesi, enalteceu o esforço da Secretaria de Educação em proporcionar essa nova formação. Disse que é um projeto extraordinário e que a semente está sendo plantada em São Lourenço do Oeste. “Nós, que andamos pelo Estado todo, são raras as vezes que encontramos ações estruturadas para o futuro, que tragam resultado a longo prazo”, ressaltou Bonatto sobre uma decisão que ele considera corajosa da administração municipal.

Sobre a aula de robótica, que acontece em parceria com o Sesi, Bonatto disse que o município vai estar na vanguarda no processo do desenvolvimento das competências. Para esta oficina em especial, o município está investindo R$ 57 mil para quatro aulas semanais durante 200 dias letivos deste ano.

Autoridades

Também participaram da aula inaugural o presidente da Câmara Municipal, Agustinho Assis Menegatti, a vereadora Marlice Perazoli, a secretária de Saúde, Vânia Garbin Baldissera, a coordenadora de Educação do Sesi, Adriana Perin, a coordenadora do Senai municipal, Claudia Medeiros, e professores.