Aulas do IFSC passarão a ser na EEB Rui Barbosa em 2019; novos cursos são anunciados

Geral
São Lourenço do Oeste | 08/11/2018 | 15:18

Informações e foto: IFSC

A direção geral do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus São Lourenço do Oeste, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (8), onde participaram o secretário de Educação, Alex Tardetti, e o diretor da Escola de Educação Básica (EEB) Rui Barbosa, Nelson da Costa.

O objetivo foi anunciar novas parcerias com o município e o Estado para realização das aulas do IFSC e ainda divulgar a abertura de 140 vagas gratuitas para quatro cursos técnicos.

“Até então tínhamos a parceria na escola Ceim Mundo Colorido. E a partir do próximo ano (2019) haverá duas novas parcerias entre IFSC e Estado e IFSC e município. Desta forma, a nova sede do IFSC, na cidade, será na Escola Básica Municipal Irmã Neusa e alguns cursos serão na Escola Básica Estadual Rui Barbosa. Já a parte administrativa continua na sede, na comunidade de Frederico Wastner”, anuncia o diretor geral, Daniel Carossi.

Carossi lembra que o IFSC sempre procurou dialogar com as demais instituições da cidade para tentar identificar o melhor espaço para atender melhor a comunidade, ampliando a estrutura do IFSC e com isso as oportunidades que o IFSC pode trazer para a região.

O secretário de Educação destaca que acompanhou todos os trâmites da entrada do IFSC na cidade e que desde então o poder público estava trabalhando para resolver alguns problemas, como o fato de a sede do instituto estar instalada longe da cidade. “Agora temos este plano bem encaminhado”, afirma Tardetti.

Para o diretor da escola Rui Barbosa, o diálogo foi de sempre fazer o melhor atendimento possível à comunidade. “É nosso papel como educador dar o melhor para a comunidade”, afirma.

Inscrições abertas

O anúncio de novos espaços para as aulas foi pensado com base nas demanda atual e futura do instituto na cidade. Em fevereiro de 2019 iniciarão as aulas para novas turmas de quatro cursos: Técnico Concomitante em Informática para Internet; Técnico Concomitante em Agronegócio; Técnico Subsequente em Vendas e Técnico Subsequente em Logística.

Ao todo são ofertadas 140 vagas com inscrições entre 8 de novembro e 2 de dezembro. Todas as opções são gratuitas e a seleção será através de sorteio público. As inscrições podem ser realizadas através do portal de inscrições.

Para estudar nos cursos concomitantes é preciso estar no 2º ano do Ensino Médio (em 2019) ou já ter concluído o Ensino Médio. Desta forma, o aluno continua estudando na sua escola e faz o técnico no IFSC. Já para estudar nos cursos Subsequentes (Pós-Médio) é preciso ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.