Aumenta número de prefeitos com chips de celular clonados por golpistas

Policial
Capinzal (SC) | 22/06/2018 | 21:00

Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta

Foto: Reprodução/Internet

Novos casos de prefeitos de Santa Catarina que tiveram os chips de celulares clonados por bandidos aparecem a cada dia. Através do aplicativo WhatsApp, os bandidos pedem a transferência de dinheiro. Segundo a Polícia Civil, nesta sexta-feira (22) os prefeitos de Abdon Batista e Anita Garibaldi foram vítimas.

Capinzal foi outro. O prefeito, Nilvo Dorini, teve o celular clonado na tarde desta quinta-feira (21). De acordo com as primeiras informações, o pedido de transferência foi de R$ 500 mil da conta da prefeitura para uma particular. Não houve transferência e um assessor procurou a delegacia, onde registrou um Boletim de Ocorrência.

A prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, emitiu uma nota através de uma rede social sobre o caso. Ela teve o chip clonado no dia 20 de junho. "Tal fato já foi comunicado as autoridades competentes para as providências necessárias. Alerta-se a todos que desconsiderem e tomem os devidos cuidados no recebimento de qualquer mensagem ou ligação do número até então utilizado pela prefeita", diz a nota.

Prefeitos

Outras vítimas são os prefeitos de Balneário Camboriú, Galvão, Formosa do Sul, Ipuaçu, Porto Belo e São Lourenço do Oeste. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), teve o chip do celular clonado no dia 11. O de São Lourenço do Oeste foi no dia 20 de junho.

Golpe

A Divisão de Repressão a Crimes na Internet (DRCI/Deic) explicou que, para que a clonagem ocorra, é preciso que exista a participação de um funcionário da operadora de celular. E que quando o chip é clonado o celular sai do ar, como se tivesse sofrido uma pane.

O bandido, então, começa a usar o aplicativo WhatsApp como se fosse o dono daquele número de telefone, porque os dados são recuperados e a foto de quem usava continua a mesma.

Orientações

Para aumentar a segurança, a Polícia Civil orienta que seja feita a verificação do aplicativo WhatsApp em duas etapas:

- No sistema Android, é preciso ir em Configurações – Conta – Ajustes em duas etapas
- No sistema IOS, ajuste - Conta e Verificação em duas etapas

E, caso o celular tenha o chip clonado, a polícia orienta que a vítima peça um novo chip para a operadora e a reativação do número, já que assim vai derrubar o sinal que o bandido está usando.