Autorização das obras da SC-157 pode acontecer no próximo dia 19

Geral
São Lourenço do Oeste | 04/09/2013 | 16:40

Autor: Marcelo Coan
Foto: Reprodução projeto Prosul

Depois de ter apresentado o projeto, através de uma audiência pública, para a comunidade lourenciana no ano passado e recentemente ter finalizado o processo de licitação para a identificação das empresas que irão executar o projeto de repavimentação da SC-157, trecho que liga São Lourenço do Oeste a Chapecó, existe a possibilidade de o Governo do Estado assinar a autorização da obra no próximo dia 19 de setembro, quando representantes devem estar na região em visita às Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

A informação foi repassada pelo consultor de Gestão de Infraestrutura do Estado, João Carlos Ecker, que nesta semana cumpre agenda em São Lourenço do Oeste.

Ecker lembrou que em um processo licitatório que envolve muito dinheiro, como é o caso deste projeto, é preciso vontade política, ter recursos garantidos e persistência para vencer as barreiras burocráticas e ambientais.

Embora seja uma obra que a população espera há certo tempo, o consultor disse que a Secretaria de Estado de Infraestrutura, junto com Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) – órgão responsável pelas rodovias -, trabalha para vencer a parte burocrática e liberar a ordem de serviço dos três trechos, que juntos somam cerca de 96 quilômetros.

Segundo Ecker, está sendo ventilado que no dia 19 de setembro, quando o governador João Raimundo Colombo estará nas SDRs de Quilombo e de São Lourenço do Oeste, seja autorizado o início das obras. “A Secretaria [de Estado de Infraestrutura] e o Deinfra estão trabalhando para aproveitar a vinda do governador na região e dar a ordem de serviço dos trechos”, disse ele e explicou que isto se confirmará se toda a parte burocrática for vencida a tempo.

Ainda que a ordem de serviço dependa de questões burocráticas, Ecker falou que a empresa Castellar – vencedora da licitação para a execução do projeto do primeiro trecho – já iniciou os trabalhos em São Lourenço do Oeste para adequar o canteiro de obras. “É uma obra que não terá interrupção, pois os recursos para a execução e conclusão já estão garantidos”.

Sobre o tempo de execução, Ecker disse que isto dependerá de questões como indenização, definição de áreas de segurança e detonação de rochas.

Contorno viário

Mesmo que o contorno viário Armindo Echer seja de jurisdição do município, o consultor explicou que o trecho, com cerca de 4,5 quilômetros, será contemplado com o projeto do Estado. Na avaliação dele, não tem como executar o projeto e deixar aquele espaço de fora, ou seja, sem receber investimentos, pois não teria sentido e nem condições de suportar o tráfego. “Nós começamos lá atrás como secretário regional e depois como vice-prefeito”, lembrou ele, acrescentando que o contorno foi incluído no projeto, pois o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Vital Cobalchini, foi acessível e entendeu a necessidade.