Azul faz proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil

Geral
Brasil | 12/03/2019 | 10:00

Informações e foto: G1

A aérea brasileira Azul informou na segunda-feira (11) que fez uma proposta para comprar parte das operações da Avianca Brasil por US$ 105 milhões (dólares) – o equivalente a R$ 400 milhões.

O objetivo é adquirir os ativos de uma empresa, a Unidade Produtiva Isolada (UPI), que seria criada a partir do desmembramento da Avianca em duas partes. A UPI está prevista no plano de recuperação judicial da companhia.

A Avianca, quarta maior companhia aérea do país, está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. A companhia acumula anos de crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de arrendamentos de aeronaves.

Slots e aeronaves

A proposta da Avianca inclui a compra de ativos selecionados, como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil. O objetivo das empresas é que a UPI - a parte a ser adquirida pela Azul – tenha aproximadamente 70 pares de slots (direitos de pouso e decolagem em certos aeroportos) e cerca de 30 aeronaves Airbus A320 (arrendadas).

Segundo a Avianca, a companhia possui 234 slots em 14 aeroportos, como Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Santos Dummont (RJ). A aérea tem hoje 48 aeronaves em operação. Somente no aeroporto de Guarulhos, a média de slots da aérea por dia foi de 63 entre 11 e 15 de março, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao G1.

Leilão da UPI

Segundo a Avianca, os ativos da UPI devem ser colocados em leilão, do qual outros interessados podem participar, além da Azul.

Não foi informado se a proposta incluiria a transferência das dívidas da Avianca. A Azul está em período de silêncio, antes da divulgação dos resultados de 2018.

Em comunicado, a Avianca informou que a prioridade das negociações entre a Azul é fazer com que passageiros e funcionários tenham seus direitos garantidos e que as operações não sofram alterações.

A companhia também esclareceu que o "número exato de aeronaves e de slots que irá compor esta nova empresa está em processo de definição". Também disse que o acordo prevê um "empréstimo com caráter de investimento prévio", para que a companhia possa manter sua operação até a realização do leilão de venda da UPI.

O processo de aquisição dos ativos estaria sujeito a condições, como a conclusão de um processo de diligência, a aprovação de órgãos reguladores e credores, assim como a conclusão do processo de recuperação judicial. A expectativa é que esse processo dure até três meses, informou a Azul.

A companhia disse ainda que manterá seus acionistas informados sobre os próximos passos de uma eventual transação. As ações da Azul subiram 6,45% na bolsa, enquanto que a Gol recuou quase 3%.