Blumenau é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja

Geral
Blumenau | 09/03/2017 | 22:01

Informações: Clic RBS
Foto: Prefeitura de Blumenau

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (9), em Brasília, a lei que oficializa Blumenau como a Capital Nacional da Cerveja. A sanção ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de representantes do município como o prefeito, Napoleão Bernardes, o deputado catarinense autor do projeto le Lei, Décio Lima, e o senador Dalírio Beber, relator do projeto ao Senado, entre outras autoridades.

O título não traz benefícios fiscais ou facilita a captação de recursos para eventos, por exemplo, mas consolida Blumenau em um cenário econômico e turístico voltado à bebida. Hoje, a cidade abriga 120 produtores artesanais caseiros de cerveja, é palco para o Festival Brasileiro da Cerveja — o maior da América Latina —, sedia o Concurso Brasileiro da Cerveja — o segundo maior do mundo em número de amostras —, possui a rota turística Vale da Cerveja, a Escola Superior de Cerveja e Malte — única da América do Sul — e recebe turistas do mundo todo para a maior festa alemã da América do Sul: a Oktoberfest.

"O principal sentido da sanção desta lei é a Oktoberfest, que tem importância para a economia e para o turismo", disse Temer. O presidente destacou ainda o poder de "congregação" da cerveja e ressaltou que Blumenau é um "exemplo de pacificação".