Bomba do poço profundo em São Lourenço do Oeste começa a ser trocada

Geral
São Lourenço do Oeste | 29/01/2015 | 11:55

Autor e fotos: Marcelo Coan

Foi iniciada na manhã desta quinta-feira (29) a troca da bomba do poço profundo de São Lourenço do Oeste, que havia paralisado no dia 21 de janeiro. Uma equipe da empresa Mandaguai Poços Artesianos, responsável pela assistência, está fazendo a troca. De acordo com o operador do guindaste, o conjunto de tubos e a bomba pesam cerca de 16 toneladas.

Segundo o gerente da Casan de São Lourenço do Oeste, Elias Buffon, a substituição do equipamento deveria ter iniciado na quarta-feira (28), contudo, no deslocamento para São Lourenço do Oeste, a equipe técnica teve um problema com um dos caminhões.

Com o início das atividades, Buffon espera que o processo de retirada e instalação da nova bomba seja concluído num prazo de três dias. “Tudo vai depender de como estão os cabos e os tubos. A gente espera que no domingo o abastecimento volte ao normal”.

Buffon explicou que a bomba nova já estava em poder da Casan. Ele contou que se trata de um equipamento reserva que havia sido adquirido no ano de 2011. “Ela (bomba) estava armazenada em perfeitas condições, conforme recomenda a fábrica”, disse ele adiantando que antes de iniciar o processo de troca os técnicos fizeram alguns testes.

De acordo com Buffon, os gastos vão girar em torno de R$ 54 mil – mão de obra para retirar e instalar o novo equipamento. “É preciso lembrar que a empresa tinha um prazo de até 20 dias para executar o serviço, mas pela insistência da Casan e a preocupação com o abastecimento eles se dispuseram a vir antes”.

Normalização

De acordo com Buffon, assim que o poço for operacionalizado, o abastecimento em São Lourenço do Oeste e de Novo Horizonte voltará ao normal. Entretanto, ele adianta que, com o sistema de rodízio, muitos rompimentos na rede interna foram registrados. “Provavelmente na segunda, ou no próprio domingo, poderá haver algum corte de fornecimento para efetuar os reparos”.

Enquanto o problema não é resolvido, o rodízio será mantido. Conforme o gerente da Casan de São Lourenço do Oeste, nesta quinta-feira, por exemplo, o fornecimento acontece nos bairros Perpétuo Socorro, Centro, São Francisco, Progresso, parte do Brasília e Cruzeiro. “Eu sei que é difícil ficar sem água, mas a gente pede a compreensão da população neste momento”.

Abastecimento

Segundo Buffon, hoje a água capitada e tratada do rio Macaco tem condições de atender cerca de 70% da demanda. O poço profundo seria responsável pelos outros 30%. De forma individual, nem um nem outro teria condições de suprir a necessidade de abastecimento.

Investimentos

Além da licitação para a limpeza da barragem que está em curso, o gerente da Casan adiantou que nos próximos dias deve haver algumas novidades. De acordo com ele, na quarta-feira (28), lideranças do município estiveram conversando com o presidente da Casan sobre a questão.

Um dos pleitos é a instalação de mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Com isso, a ideia é deixar o poço profundo apenas como uma reserva.

Além dos pleitos em curso, em novembro houve a troca de equipamentos de bombeamento para a cidade. Foram instalados quatro conjuntos novos: dois na ETA e dois no recalque intermediário, onde um delas é reserva. “A gente espera agora a confirmação de uma nova Estação de Tratamento de Água”, disse ele explicando que hoje o poço é utilizado porque a ETA existente não dá conta da demanda.

Assista ao vídeo do momento em que a equipe inicia os serviços: