Bombeiros desenvolvem projeto de cinoterapia em hospital

Geral
Xanxerê | 04/03/2015 | 17:47

Informações e foto: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Xanxerê e o Hospital Regional de São Paulo, no município da circunscrição do 6º Batalhão BM no Oeste do Estado, vão implementar no mês de março as primeiras ações do projeto de Cinoterapia desenvolvido em conjunto pelas instituições que proporcionará a terapia assistida por cães a pacientes internados no centro de saúde.

Recentemente, funcionários do hospital participaram de uma capacitação oferecida pelos coordenadores da iniciativa, a psicóloga clínica da instituição, Adrieze Jamile da Rosa, e o comandante da 3ª Companhia BM, Major BM Walter Parizotto. Durante o encontro foram esclarecidas questões referentes à implantação do projeto, a ser desenvolvido uma vez por semana nas alas de internação do Hospital Regional.

Segundo Adrieze, a terapia com cães reduz sintomas de ansiedade, estresse e alterações cardíacas nos pacientes, resultando em benefícios para o bem-estar e, consequentemente, o tratamento médico. A ideia de firmar a parceria com a Corporação surgiu em virtude de uma visita realizada em 2014, quando cães de resgate do quartel de Xanxerê estiveram na unidade e os benefícios aos pacientes gerados pela presença dos animais foi notável.

A cada semana, um binômio (cão/cinotécnico) do CBM de Xanxerê irá visitar pacientes no Hospital Regional São Paulo. Os encontros serão realizados sempre após os horários de visita.