Bombeiros Militares catarinenses treinam Força Nacional para atuar em deslizamentos

Geral
Florianópolis | 20/03/2014 | 16:31

Informações e foto: Governo do Estado

Bombeiros Militares catarinenses estão capacitando integrantes da Força Nacional de Segurança Pública para a atuação em operações de busca, resgate e salvamento em deslizamentos. Até o dia 22 de março, o grupo de 25 alunos bombeiros oriundos de diferentes Estados participa do treinamento específico ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Xanxerê, no Oeste do Estado.

A instituição catarinense é pioneira no aperfeiçoamento da tropa para ações especializadas em deslizamentos, sendo possuidora do Centro de Referências em Desastres Urbanos (CRDU) que prepara bombeiros para a atuação neste tipo de ocorrências extremas.

A capacitação dos membros da Força Nacional teve início com aulas teóricas, nas quais os militares receberam informações técnicas para reconhecerem os estragos causados pela natureza ou pela própria ação do homem, de forma a definir a melhor maneira de atuar para o salvamento de vítimas de deslizamento.

As instruções envolvem aulas sobre geologia e mecânica do solo e são complementadas por exercícios práticos, com simulações do trabalho de salvamento e resgate de vítimas em cenários previamente criados no CRDU, que simulam estruturas colapsadas e terrenos onde houve a movimentação de massa (deslizamentos).

O Curso de Busca, Resgate e Salvamento em Desastres Urbanos, com ênfase em deslizamentos, ministrado aos integrantes da Força Nacional faz parte do projeto de preparação do CBMSC para o enfrentamento de desastres naturais. Ele foi concebido após o desastre de 2008, no Vale do Itajaí, e implementado em 2012 em parceria com professores da Universidade Federal de Santa Catarina e Oficiais e Praças da Corporação. O CRDU foi inaugurado em dezembro de 2012, tendo sido até então utilizado para a capacitação dos Bombeiros Militares catarinenses na área de deslizamentos e estruturas colapsadas.