Brasil é campeão de chamadas indesejadas na América Latina

Geral
Brasil | 19/10/2018 | 11:23

Informações: G1
Foto: TechTudo

A população brasileira é a que mais recebe chamadas de spam em toda a América Latina. De acordo com um levantamento da Truecaller, o Brasil tem em média 37,5 ligações não solicitadas por mês, tendo os telefonemas realizados por operadoras de telefonia e empresas de cobrança entre as principais fontes de origem.

As informações para o estudo foram coletadas anonimamente, entre 1 a 30 de junho de 2018, a partir de ligações marcadas como spam pelos usuários do app. Segundo a companhia, cerca de 250 mil chamadas foram analisadas por dia no Brasil.

As empresas de telefonia são as que mais realizam ligações de spam (33%) no país, ao lado das empresas de cobrança e serviços financeiros, com 24% e 10%, respectivamente. Entre as mais incômodas também estão as chamadas indesejadas genéricas (21%), telemarketing (12%) e golpes (1%).

“É mais de uma chamada desse tipo para cada dia do mês, o que pode ser traduzido não apenas como um incômodo, mas também como um fenômeno que pode ter efeitos negativos sobre a produtividade de um funcionário ou ao tempo valioso dedicado à família ou aos amigos e que se intensificou no último ano na região", avalia Nick Larsson, responsável pela Área de Novos Negócios e Crescimento da Truecaller.

A análise constatou ainda que 46% de todos as mensagens de texto recebidas pelos brasileiros correspondem a spam. Além do Brasil, outros países da América Latina também tiveram aumento em 2018. Em segundo lugar, o Chile aparece com a média 21,9 ligações por mês, seguido pelo México, com 20,9, Peru e Costa Rica, com 19,8 e 18,5, respectivamente. O único país que registrou queda em relação ao ano anterior foi Porto Rico, que reduziu o número de chamadas por usuário de 7,9 para 5,9 (-25%).