Brasileiros preenchem 99% das vagas no Mais Médicos

Geral
Brasília | 27/01/2017 | 16:14

Informações: Governo Federal
Foto: Divulgação

Novo edital do programa Mais Médicos registra a maior adesão de brasileiros à iniciativa. A primeira chamada, que prioriza candidatos com CRM do Brasil, preencheu 99% das vagas – dos 1.390 postos ofertados em 642 municípios e dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), 1.378 tiveram médicos do país alocados em 636 localidades.

Pela primeira vez, além da reposição de rotina, foram disponibilizadas vagas antes ocupadas por profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A medida faz parte das ações do Ministério da Saúde para ampliar a participação de brasileiros.

As vagas remanescentes serão ofertadas novamente a médicos com registro no país em segunda chamada, prevista para a primeira dezena de fevereiro. Pela primeira vez foi realizada a permuta de localidade, mais uma ferramenta para alocar os candidatos brasileiros nas cidades de sua preferência e, assim, aumentar a sua participação e fixação no programa.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, enfatiza o significativo interesse dos profissionais com CRM do Brasil no Mais Médicos. “Estamos dando passos importantes para uma mudança de perfil do programa, e a alta adesão dos brasileiros é essencial para isso”, declara.

A meta do governo federal é realizar quatro mil substituições de médicos cooperados por brasileiros em três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil participantes cubanos. A expectativa é chegar a 7,8 mil brasileiros no Mais Médicos, representando mais de 40% do total de profissionais. O edital em curso foi o primeiro a ofertar essas vagas, cerca de 900.