Caça Gripen da FAB realiza primeiro voo no Brasil; ele saiu de SC

Policial
Santa Catarina | 24/09/2020 | 20:30

Informações: G1SC
Foto: Saab

O novo caça Gripen da Força Área Brasileira (FAB) realizou o primeiro voo no espaço aéreo brasileiro. Na tarde desta quinta-feira (24), ele decolou do aeroporto ministro Victor Konder, em Navegantes (SC), em direção ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

O Gripen é o primeiro F-39E das 36 unidades que tiveram a compra anunciada em 2013. A duração do primeiro voo foi de 50 minutos. O caça saiu de Navegantes 14h17 e pousou às 15h07 em São Paulo, segundo a Força Aérea Brasileira. "É uma grande oportunidade fazer esse primeiro voo e, sentir nas asas, o ar do Brasil", disse Marcus Wandt, piloto-chefe de testes.

O caça chegou ao Brasil de navio no domingo (20) pelo porto de Navegantes, foi rebocado pelas ruas da cidade na madrugada de terça-feira (22), incluindo a BR-470, para poder ser levado do porto até o aeroporto, de onde decolou nesta quinta no voo de estreia no Brasil.

Segundo a Força Aérea Brasileira, duas aeronaves do esquadrão aéreo de Canoas (RS) acompanharam o caça Gripen até São Paulo. O caça ficou desde terça-feira sendo preparado para o voo, passando por verificações técnicas que incluíram testes de acionamento do motor e taxiamento em solo. "Realizamos alguns testes para ter certeza de que o avião está pronto para voo. Depois de chegar em Gavião Peixoto, vamos programar os testes que serão feitos no Brasil e continuar voando", disse o piloto-chefe da Saab.

Nesta quinta-feira, por volta das 12h, a aeronave estava em um hangar e só foi levada para a pista pouco depois das 13h, cerca de uma hora antes da decolagem. A estreia foi acompanhada por um grupo restrito de pessoas que estava que pôde ficar na área externa do aeroporto.

Este é um dos aviões comprados no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O contrato com a empresa sueca assinado em 2014 prevê 36 aeronaves por US$ 4,5 bilhões.

O caça que estava em Navegantes será apresentado oficialmente em uma cerimônia em Brasília em outubro. A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves é para 2021.

Fabricado na Suécia, o caça chegou ao Brasil de navio pelo proto de Navegantes em uma área reservada. Não veio voando porque está em fase de testes e ainda precisava de inclusão de mais equipamentos.

O deslocamento do caça pelas ruas de Navegante ocorreu na madrugada de terça-feira (22) por volta das 4h em um percurso de dois quilômetros. Em algumas ruas por onde o caça passou, a asa quase encostava nos muros. A operação contou com mais de 100 agentes de segurança envolvidos, barreira policial e patrulhamento nos bairros onde há mais ocorrências criminais.

Transferência de tecnologia

Em agosto do ano passado foi realizado o voo inaugural na Suécia. A expectativa é que este caça auxilie nos trabalhos em solo brasileiro com as demais aeronaves a serem montadas.

Cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos receberam treinamentos. Os últimos 15, dos 36 aviões, devem ser produzidos e montados em solo brasileiro. Na época da compra, a transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo optar pelo Gripen e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).