Cacique é reeleito por voto eletrônico em Chapecó

Política
Chapecó | 19/04/2016 | 08:47

Informações e foto: RBS TV

Com 64,3% dos votos, Idalino Fernandes foi reeleito cacique da Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó. A votação ocorreu no domingo (17). Esta foi a primeira vez no Estado que uma eleição indígena contou com urna eletrônica, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Fernandes, candidato pela Chapa 1, concorreu com o professor João Batista Antunes, da Chapa 2, que teve 33,3% dos votos. Também foram escolhidos o vice-cacique Clair Rodrigues e o capitão da aldeia, João Francisco de Oliveira. A votação ocorreu na escola estadual da aldeia.

Dos 273 eleitores, 18 não compareceram à votação, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Brancos e nulos somaram seis votos.

O uso das urnas eletrônicas nas eleições foi um pedido da Procuradoria da República em Chapecó, depois de descobrir que a comunidade tinha interesse em usar a tecnologia durante o pleito. O processo eleitoral foi acompanhado pela Funai e também pelo Ministério Público Federal. Os mesários foram os próprios indígenas.