Câmara aprova criação de novo loteamento em São Lourenço do Oeste

Política
São Lourenço do Oeste | 31/03/2015 | 11:07

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Na sessão desta segunda-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste aprovaram o projeto de lei que prevê a criação do loteamento Alvorada, próximo a 5ª Companhia da Polícia Militar. O loteamento fica no bairro Santa Catarina e terá seis quadras com 46 imóveis.

A aprovação ocorreu após um trâmite de mais de dois anos. Segundo o presidente do Legislativo, Edu Antonio Borges (PT), o projeto havia sido protocolado na prefeitura no fim de 2012. Ele diz que o processo é demorado, contudo, reconhece que houve alguns problemas devido ao Plano Diretor que norteia o desenvolvimento da municipalidade. “A legislação foi ajustada e o projeto adentrou na Câmara no dia 9 de março”.

Como alguns ajustes no Plano Diretor foram feitos, o presidente da Casa de Leis adiantou que outros projetos para criação de loteamentos já estão aprovados pelo município, onde somente aguardam alguns processos como licença ambiental. “As normas do Plano Diretor estão todas certas”, disse lembrando que o processo é demorado. De acordo com Borges, pelo menos três projetos estão em análise final na prefeitura.

Crescimento

Apesar de o loteamento Araucária Park, em Vitorino (PR), ter crescido significativamente nos últimos anos, Borges disse que São Lourenço do Oeste sempre teve terrenos a disposição da população. “A opção de ir ao Paraná é que as normas são um pouco diferentes das de São Lourenço do Oeste”. Nisso ele inclui os custos operacionais e impostos na abertura de loteamentos. Como consequência, afirma que isso reflete num custo maior dos terrenos.

Plano Diretor

O presidente do Legislativo admite que o Plano Diretor tem problema, contudo, afirma que as regras dão redirecionamento que permite mobilidade urbana e qualidade de vida para a população. Segundo ele, algumas reclamações de hoje poderiam ser evitadas se no passado houvesse regras mais rígidas. “Por isso, a importância de haver a regulamentação do Plano Diretor”.

Na noite desta terça-feira (31), uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura do município discutirá algumas questões do Plano Diretor.