Câmara Municipal retoma estudo sobre a água de São Lourenço do Oeste

Política
São Lourenço do Oeste | 03/03/2018 | 09:06

Informações e foto: Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste realizou mais uma etapa dos estudos sobre a água, iniciados em 2017. O trabalho envolve o fornecimento de água pela empresa Casan.

Na tarde de quarta-feira (28), uma equipe formada por colaboradores da Câmara Municipal, Epagri e Corpo de Bombeiros, sob a coordenação da vereadora Loreci Smaniotto de Oliveira (PSDB), se deslocou pelo interior do município acompanhando o curso dos rios Macaco e Bela Vista e de suas cabeceiras até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casan.

"O objetivo desta ação foi realizar um reconhecimento das condições superficiais da água aproveitada no abastecimento, do estado de preservação das nascentes e áreas de proteção permanente, como também do sistema de captação e da estação de tratamento em operação", explica a vereadora.

Em junho de 2017, o plenário da Câmara aprovou a indicação de Loreci pela realização de reuniões entre representantes do poder público e do setor privado objetivando medidas legais para a preservação de nascentes, córregos e rios, como também para a captação de água da chuva no município. Em agosto e outubro daquele ano, o Legislativos realizou dois encontros, visando diálogo entre autoridades, servidores públicos, empresários e profissionais da construção.

Presente no primeiro encontro, o gerente municipal da Casan, Elias Buffon, fez um parecer sobre os desafios da estatal em São Lourenço do Oeste. Ele alertou para o nível elevadíssimo de assoreamento na barragem e defendeu melhorias no aproveitamento das águas superficiais, preservando-se a reserva do poço profundo, cuja vida útil é desconhecida.

Para Loreci, outro grande objetivo dos estudos é fornecer subsídios para tomadas de decisões pelas autoridades competentes. No caso da captação de água, informações que possam nortear os investimentos do município e da Casan.