Candidatos a presidência da OAB do Estado e de Chapecó apresentam propostas na região

Geral
São Lourenço do Oeste | 06/11/2015 | 18:58

Autor: Marcelo Coan
Foto: Poliana Ferrarini

Com o objetivo de apresentar as propostas para o pleito que define a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina e de Chapecó, candidatos estiveram nesta sexta-feira (6) em São Lourenço do Oeste. Paulo Brincas e sua comitiva buscam a presidência no Estado. Rudimar Bortolotto, que compõe uma chapa junto com os lourencianos Sandro Spricigo e Marly de Lordes Schiavini Grahl, busca a presidência da subseção de Chapecó. Na disputa há mais uma chapa para o pleito estadual e outras duas para Chapecó.

Conselheiro da atual diretoria da subseção de Chapecó, Renato Hartwig Grahl disse que as duas comitivas visitaram todos os escritórios da cidade e depois se reuniram para um almoço num restaurante do município. Segundo Grahl, é um momento importante, pois há dois advogados de São Lourenço do Oeste que estão disputando a vaga de conselheiros da subseção de Chapecó.

Mesmo que exista um pleito para o desmembramento da região, Grahl explica que até que isso não ocorra, os advogados da região estão ligados a Chapecó. “Como nós temos um número razoável de advogados há o interesse da subseção de Chapecó. Contudo, só consegue esses votos se abrir para a participação de advogados na chapa”, disse ele lembrando que o voto é obrigatório. A eleição está programa para o dia 16 de novembro. Os advogados da região poderão votar em São Lourenço do Oeste, já que no município haverá uma urna.

Subseção de São Lourenço do Oeste

Embora exista um movimento natural em torno da eleição, Grahl disse que o grande pleito e objetivo no momento é a instalação da subseção em São Lourenço do Oeste. “Essa sim é uma luta antiga”, disse lembrando que em julho de 2013, na subseção de Chapecó, houve a designação para a criação da nova subseção. “A partir disso começamos um movimento através de consultas e visitas a todos os colegas dos municípios. Foi assim que tivemos o apoio maciço para a criação”, falou ele explicando que a subseção a ser criada é composta pelos advogados dos municípios de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte, Jupiá, Galvão, Coronel Martins, São Bernardino, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso.

Conforme Grahl, para o funcionamento da subseção em São Lourenço do Oeste apenas falta a instalação oficial. “Essa instalação caracteriza o nosso desmembramento e a nossa independência administrativa financeira e gerencial dos interesses dos advogados”.

Questionado sobre quais seriam os ganhos, Grahl explicou que a região ganha autonomia no gerenciamento dos interesses envolvidos pela OAB. “Como é uma profissão regulamentada por lei federal, a OAB existe no país todo. Existe um conselho federal, com sede em Brasília, um seccional em cada Estado e subseções em cada Estado”. Em Santa Catarina hoje são 44 subseções. Com a instalação de uma em São Lourenço do Oeste serão 45.

Grahl defende o envolvimento com o pleito, pois ainda falta o ato oficial de instalação da subseção. “Eu estou reivindicando isso e hoje obtivemos a palavra oficial de Paulo Brincas que a intenção é instalar a subseção no mês de fevereiro”.