Candidatos assumem compromisso de não aumentar carga tributária em SC

Política
Florianópolis | 21/08/2018 | 08:05

Informações e foto: Fiesc

Os candidatos Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB) assumiram o compromisso de não elevar a carga tributária, caso eleitos. Eles assinaram documento durante o Diálogo com os Candidatos ao Governo de Santa Catarina, realizado na noite desta segunda-feira (20), em Florianópolis, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no qual receberam a Carta da Indústria, documento que consolida as principais demandas para o período 2019-2022 e que constituem subsídios para os planos de governo.

A publicação foi elaborada com base em oito fatores estruturantes: educação; capital humano; saúde e segurança; inovação e empreendedorismo; infraestrutura; internacionalização; investimentos e mercado.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, disse que o Brasil tem uma carga tributária que inibe os investimentos e tira a competitividade da indústria. "Na nossa visão, é extremamente importante que, além de não aumentar tributos, o Estado faça readequações que possam, ao longo do tempo, reduzi-los. Se não for possível a diminuição, com a realização da simplificação do sistema tributário, já haverá um grande avanço em termos de competitividade", afirmou.

Em relação a Carta da Indústria, o presidente da Fiesc explicou que o documento é resultado de pesquisa realizada com indústrias, trabalhadores e sindicatos industriais ligados à entidade, câmaras setoriais e temáticas da instituição e especialistas, parceiros e conselheiros.

Economia

A economia de Santa Catarina representa 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, ocupando o 6º lugar entre as Unidades Federativas. Embora tenha uma estrutura semelhante a dos demais Estados brasileiros quanto à preponderância dos serviços, que representam 65,3% do PIB catarinense, seu diferencial está na maior participação da indústria (28,7%), atrás apenas do Amazonas.

Em termos municipais, 47% das cidades catarinenses possuem maior representação do setor industrial na geração de riquezas que a média do país. Assim, essa atividade produtiva tem compreendido um terreno fértil que contribui fortemente com a economia do estado, constituindo-se por quase 51 mil estabelecimentos industriais que empregam 735 mil trabalhadores, representando 34% da força de trabalho catarinense.