Candidatos mirins iniciam processo de eleição com curso de formação

Política
São Lourenço do Oeste | 26/03/2015 | 17:38

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

O Programa Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste chega a sua 6ª edição e o processo eleitoral já chegou. São 43 candidatos divididos entre as dez escolas participantes este ano. A Câmara Mirim é semelhante à adulta. Em São Lourenço do Oeste são nove os vereadores adultos, mas os pequenos terão cadeiras a mais depois que um decreto permitiu a mudança, passando para 11 cadeiras. De 11 escolas, apenas uma abriu mão da participação no Programa, portanto em 2015 serão dez vereadores mirins.

Na tarde desta quinta-feira (26), os candidatos passaram por uma formação com o coordenador do Programa, Éderson Hermann, que também é secretário executivo da Câmara Municipal. Ele passou orientações de como se dá o processo eleitoral desde a campanha até o resultado. Falou sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de outros assuntos referentes ao trabalho do vereador.

Hermann diz que alguns dos candidatos desta edição também já participaram do processo em outros anos, “mas percebe-se que eles chegam com uma percepção diferente”. Ele explica que os “calouros” chegam mais afoitos, pois tudo ainda é novo para eles.