Canil lourenciano participa de Operação Veraneio no litoral catarinense

Policial
São Lourenço do Oeste | 17/02/2015 | 18:19

Autor: Marcelo Coan
Foto: Polícia Civil

Desde o dia 12 de janeiro, um agente e dois cães do Canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste prestam apoio na Operação Veraneio, no litoral catarinense. A previsão é de que a operação se estenda até o dia 1° de março.

Neilan Canabarro, agente da Polícia Civil e coordenador do canil de São Lourenço do Oeste, é quem faz a condução dos cães no litoral. Canabarro contou que Florianópolis não possui canil ativo na Polícia Civil e por isso o canil lourenciano presta este apoio em operações, especialmente na temporada de verão.

Integrada a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e a Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (Cope), a equipe lourenciana já participou de várias operações. Segundo Canabarro, em muitas delas os agentes lograram êxito na localização de drogas devido a participação dos cães de faro.

Na sexta-feira (13), por exemplo, a equipe atuou junto com o Setor de Investigação e Capturas (SIC) de Porto Belo, na Operação Caça as Bruxas.

Com apoio da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Cope, Serviço Aeropolicial (Saer), Tático e Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), a operação resultou no cumprimento de 20 mandados de buscas. Em oito prisões foram apreendidos três carros com registro de roubo, quatro motos "cabritas" sem identificação, aproximadamente 200 comprimidos de ecstasy, 400 micropontos de LSD, dois quilos de cocaína, 3.334 quilos de crack, 45 quilos de maconha, R$ 12,027 em dinheiro e 380 pesos argentinos.

Retaguarda

Mesmo que uma equipe esteja no litoral catarinense, o agente policial e também responsável pelo canil lourenciano, Marcelo Bezerra, permanece em São Lourenço do Oeste dando suporte com um outro cão. Segundo Canabarro, o apoio é possível, pois hoje o canil lourenciano conta com uma estrutura diferenciada.