Cãominhando pela cidade

Geral
São Lourenço do Oeste | 03/05/2014 | 21:43

Autor e foto: Marcelo Coan

Mais de 200 cães participaram junto com os seus donos da 2ª edição da Cãominhada em São Lourenço do Oeste. O evento, que teve como ponto de partida a praça da Bandeira, aconteceu na tarde deste sábado (3).

Na tentativa de chamar a atenção da população para questões como cuidados, alimentação e vacinação, os participantes percorreram um trecho da avenida Brasil e das ruas rui Barbosa, Coronel Bertaso, Ernesto Beuter, Dom Pedro II e João Beux Sobrinho.

Segundo um dos organizadores do evento, o médico veterinário Alfedro Osvaldo Grahl, neste ano o apoio e a participação da população surpreendeu. Na opinião dele, isso significa que as pessoas estão se preocupando mais com os animais. “Ano passado a gente teve 120 cachorros inscritos. Nesta edição tivemos mais de 200, fora os que participaram sem fazer a inscrição”, disse ele.

Grahl, que trouxe a ideia da Cãominhada de Blumenau, explicou que o município passa por um problema de muitos cães abandonados e que sofrem de maus tratos. Por isso, segundo ele, a intenção do evento é conscientizar as pessoas para que tenham mais cuidados, pois são bichos que interagem e são companheiros. Além disso, buscou passar orientações sobre a alimentação e vacinação adequada.

Participante da Cãominhada pela primeira vez, Diego Romanini levou duas fêmeas da raça Pastor Branco Suíço e disse que a ação ajuda a conscientizar a população de que ao adotar ou comprar um animal é preciso ter responsabilidade.

Segundo Romanini, antes de adotar ou comprar um bicho a pessoas têm que ter ciência de que o animal não é como um objeto, não pode ser deixado de lado. “Ele [animal] tem sentimento e requer cuidados”, disse ele e compartilhou a história de como adquiriu uma das fêmeas a cerca de quatro anos.

Segundo ele, a primeira feira de cachorro que teve no município despertou o seu interesse. Porém, o desejo era uma fêmea da raça Golden. "Sentei para conversar com o vendedor, pois só havia machos da raça. Esta que tenho hoje pulou na cerca e começou a chorar. Ele [vendedor] colocou no meu colo e ela parou de chorar. Por isso, gosto de dizer que ela me escolheu”, finalizou ele.

Tradicional

Como a 2ª edição da Cãominhada foi bem aceita pela população do município, o médico veterinário adiantou que a ideia é tornar o evento tradicional com uma edição por ano.

Veja mais fotos do evento -- http://zip.net/btnhv8