Capitão Evandro fala sobre Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Policial
São Lourenço do Oeste | 26/04/2016 | 09:10

Autor: Marcelo Coan
Fotos: Arquivo/Evandro Vieira

Na última semana, numa conversa com a redação do portal Minutta, o capitão Evandro Vieira deu detalhes sobre o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) que realiza dentro da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Segundo o capitão, o curso é promovido através de um convênio entre a Polícia Militar de Santa Catarina e a Udesc e é um requisito para que oficiais possam acessar postos do oficialato superior. “É necessário que o capitão, quando chegue a determinado estágio de sua carreira, realize este curso para habilitá-lo, posteriormente, a ser promovido ao posto de major”.

Evandro explicou que o objetivo do curso é trazer conhecimentos na área de administração pública e de segurança pública. Segundo ele, a formação iniciou no dia 22 de fevereiro e deve ser finalizado num prazo de aproximadamente 45 dias. “A ideia, dentro da Polícia Militar é que, após a conclusão do curso, eu retorne para a 5ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste”. Ele disse que deve permanecer no comando até que ocorra a promoção a major.

Embora seja requisito para promoção, Evandro deixou claro que a formação é de grande valia e somará positivamente na gestão e na gerência das unidades policiais militares do Estado. “Tenho convicção de que é um curso extremamente proveitoso nesta área de trabalho que o oficial vai desempenhar”.

Estruturação

Embora exista uma conversa para retornar a São Lourenço do Oeste, Evandro contou que a Polícia Militar é estruturada com funções e cargos distribuídos de acordo com o posto que o oficial tem. “Uma companhia, pela lei de organização da PM, deve ser comandada por um capitão. Então, enquanto eu for capitão, logicamente que haverá a vaga na 5ª Companhia. Posteriormente, sendo promovido, a instituição buscará alocar o oficial de acordo com posto”, disse ele adiantando que após a promoção deve ser transferido para alguma outra unidade. A promoção deve ocorrer só no fim do ano.