Carnês do IPTU começam a ser entregues na próxima semana

Geral
São Lourenço do Oeste | 14/02/2017 | 16:11

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São Lourenço do Oeste começam a ser entregues na próxima semana. Este ano a diferença fica por conta do ponto de retirada do carnê: a lotérica.

Assim como nos outros anos, a primeira parcela vence no dia 10 de março e o contribuinte ganha 10% de desconto ao quitar o IPTU na totalidade. Aos que preferirem a forma parcelada, o imposto pode ser pago em até dez vezes e, pagando em dia, o contribuinte ganha 2% de desconto em cada parcela.

A fiscal de tributos da administração municipal de São Lourenço do Oeste, Indianara De Bona, explica que o reajuste deste ano foi de 7,13%, baseado no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). A previsão de arrecadação para 2017 é de R$ 4.418.947,86. Em 2016, diz Indianara, a inadimplência ficou em cerca de 10%.

Os recursos arrecadados com este imposto servem para fazer melhorias no município. Segundo a fiscal de tributos, tudo é investido na qualidade de vida das pessoas, em construções, reformas e ampliações de escolas, por exemplo, recuperação de praças, ruas e outros investimentos em infraestrutura.

Isentos

Neste ano, 224 pessoas tiveram a isenção do IPTU. Elas se encaixaram dentro da lei de isenção que contempla aposentados, pensionistas, inválidos e deficientes físicos os mentais cuja renda mensal não ultrapasse um salário mínimo e meio e que possuam um único imóvel no município.

Taxa de lixo

Assim como em outros anos, a taxa de lixo está inclusa no carnê de ITPU. O valor é calculado de acordo com a localização do imóvel na cidade. Vale ressaltar que a pessoa isenta de pagar o IPTU precisa pagar a taxa de lixo, ou seja, também precisa ir até a lotérica na próxima semana e retirar o seu carnê.