Castrações de cães e gatos pelo programa da prefeitura serão realizadas em agosto

Geral
São Lourenço do Oeste | 12/07/2019 | 15:05

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou esta semana a vacinação contra a raiva dos animais cadastrados em 2019 no Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Ao todo, 108 animais foram vacinados pela Secretaria de Agricultura e passarão pela castração, sendo eles de rua resgatados e abrigados por instituições de proteção animal – em São Lourenço do Oeste, atualmente, existe apenas a Associação Protetora dos Animais Fênix –, animais comunitários e os tutelados por famílias de baixa renda que moram no município e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O veterinário da prefeitura, João Marcelo Inocente da Silva, ressalta que os procedimentos serão realizados na segunda quinzena de agosto através de carreta móvel, a qual contém um centro cirúrgico preparado para cirurgias de esterilização. Silva explica também que é preciso seguir algumas recomendações, sendo: dar banho no animal dois dias antes da castração; não dar comida e água oito horas antes da castração e levar os animais em caixas de papelão ou em caixas de transporte (não pode levar no colo). O veterinário explica que os gatos devem ser levados na primeira hora da manhã.

Todas as informações e orientações serão prestadas pela Secretaria de Agricultura, que em breve divulgará a data dos procedimentos. O telefone é o (49) 3344-8541. O Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Cães e Gatos foi instituído em 2017. Tem por objetivo evitar o aumento dos casos de abandono e promover a saúde pública como um todo.