Chá beneficente da Associação Protetora dos animais

Geral
São Lourenço do Oeste | 13/09/2013 | 08:42

Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Fenix SLO

Em poucos meses de atendimento aos animais abandonados que sofrem maus tratos e que estão até mesmo desnutridos, a Associação Protetora dos Animais Fênix, de São Lourenço do Oeste, ganha novos protetores a cada dia. Após divulgação do trabalho na Feira e Amostra Lourenciana (Feal), na última semana, mais pessoas se propuseram a doar alimentos, cobertores e até mesmo um teto provisório, muitas delas se comprometendo a serem voluntárias efetivas.

Para coletar fundos e, principalmente, divulgar ainda mais o trabalho da Fenix, seus membros estão organizando um Chá Beneficente, que ocorrerá neste sábado (14), a partir das 15h, no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Mundo Colorido (antigo CNEC). Na verdade, o Chá Beneficente será servido em formas de kits, onde os participantes levam uma cesta para casa contendo doces e salgados, além de um sachê de chá. “A quantidade foi medida para uma pessoa e o kit está sendo vendido a R$ 5. Muitas pessoas estão doando os ingredientes, já que nós vamos fazer os quitutes”, conta Fernanda Majewsky, uma das integrantes da Associação.

É Fernanda quem conta que hoje a Associação tem muitos animais doentes e o custo está ficando muito alto. Com a exposição na feira, após um espaço cedido pela organização, a entidade conseguiu divulgar bastantes e novos voluntários entraram e com isso doações chegam todos os dias. “Sentimos uma boa receptividade das pessoas”, diz.

Sobre uma futura sede, Fernanda explica que a prioridade é o atendimento aos animais, com custo somente de ração e atendimento médico, ficando eles ainda em lares provisórios. Mais tarde, se a ajuda chegar de entidades ou do governo, dá para ter uma sede, mas desde que fosse mantida por um órgão governamental. “Nosso atendimento agora está sendo grande, mas perto do que precisa é mínimo”, garante.

Como são muitos animais chegando todos os dias, Fernanda conta que a atenção principal vai aos animais doentes e desnutridos, muitos deles chegando através dos voluntários. Mas, é importante ressaltar que a Associação não se trata de um abrigo, onde donos insatisfeitos com seus animais podem simplesmente “passar para frente”.

A Fenix aceita também denúncias de maus tratos, seja o animal de qual tamanho for, não precisando ser de estimação. O contato com os integrantes pode ser feito pelo telefone (49) 9118-2772.

Sobre o nome

O nome da Associação – Fenix – vem da mitologia grega, onde a fênix era uma pássaro que, ao morrer, entrava em combustão e depois renascia das próprias cinzas.