Chapecoense começa pré-temporada com medição de velocidade e resistência dos atletas

Esporte
Chapecó | 06/01/2014 | 08:20

Informações e foto: Aguante Comunicação

O segundo dia da pré-temporada da Associação Chapecoense de Futebol foi marcado por testes físicos nos dois períodos do sábado (4). Pela manhã, no campo da Aurora, os jogadores realizaram a atividade sob orientação do preparador físico Anderson Paixão. Por cerca de uma hora os jogadores correram em ritmo que aumentou progressivamente através de um comando de voz em um software utilizado pelo profissional.

À tarde, antes da musculação na Academia VO2, os atletas fizeram corridas de 35 metros monitoradas através do Running Anaerobic Sprint Test (RAST). Equipamento que visa medir a velocidade e a resistência do atleta, como explica o fisiologista Belmar Ramos Júnior, de Pato Branco, responsável pela utilização do sistema no clube.

“O objetivo do RAST é medir a potência e a resistência anaeróbia lática, ou seja, a capacidade do atleta em ter uma boa velocidade fazendo várias vezes o que é pedido sem perder sua capacidade. Com a média dos seis tiros, o índice de fadiga é gerado. Para tal, o resultado é passado para a preparação física que monta o planejamento dos treinos com este embasamento, visando melhorar o tempo mais rápido e diminuir a distância para o último”.

Além dos presentes na apresentação do elenco, ocorrido na tarde de sexta-feira (3), somaram-se o lateral esquerdo Fabinho Gaúcho, que acertou sua permanência, o zagueiro Igor e o meia Lucas, ambos promovidos das categorias de base e o volante Dedé, que será oficialmente apresentado no decorrer da semana.

No domingo (5), os atletas trabalharam na caixa de areia no espaço desportivo da Aurora Alimentos. Com circuitos montados sob supervisão de Anderson Paixão, os atletas realizaram por cerca de uma hora e meia exercícios distintos, mesclando força, resistência, velocidade e destreza.