Chuva causa alagamentos e deixa Santa Catarina em estado de atenção

Geral
Florianópolis | 31/03/2018 | 16:10

Informações: G1SC
Foto: Defesa Civil

A chuva na manhã deste sábado (31) provocou pontos de alagamentos, deslizamentos e deixou famílias desalojadas na região da Grande Florianópolis. Ninguém ficou ferido. Por volta das 11h50, a Defesa Civil emitiu um alerta por conta risco de deslizamentos para as cidades de São José, Biguaçu, Palhoça e Águas Mornas.

Na BR-101, um alagamento chegou a tomar parte da pista da direita no sentido Rio Grande do Sul, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Biguaçu. No trecho, por volta das 12h, o motorista enfrentou retenção no trânsito do km 185 ao km 190.

Além disso, diante do acúmulo de água no solo outras cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí também devem ficar em atenção. As cidades de Itapema e Ituporanga estão na lista do boletim da Defesa Civil, principalmente nas áreas de risco que podem apresentar rachaduras ou fendas em alguma encosta, o surgimento de minas d'água, a inclinação anormal de postes ou árvores.

Nas últimas horas, os maiores volumes de chuva foram no Oeste, Grande Florianópolis e Norte. Choveu 75 mm em Joaçaba, 67 mm em Águas Mornas e 61 mm em Santo Amaro da Imperatriz. Entre o fim da tarde da sexta-feira e a manhã de sábado, choveu 50 mm em São José. Já no Centro de Florianópolis não passou dos 6 mm.

Elevados volumes pluviométricos iniciaram processos de movimentação solo. Em São José, dois deslizamentos foram registrados no início da tarde, deixando três residências em risco. O Corpo de Bombeiros prestam atendimento às ocorrências.

Segundo a Defesa Civil, 12 estão desalojados e três residências foram interditadas preventivamente.