Chuva forte causa estragos em cidades de SC

Geral
Santa Catarina | 18/09/2021 | 09:50

Informações: G1SC
Foto: Maurício Samp

A chuva persistente, e que ganhou intensidade nesta sexta-feira (17) em Santa Catarina, gerou estragos em algumas cidades do estado. Houve registros de deslizamentos de terra, queda de árvore e alagamentos.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que há chance de chuva volumosa e temporais até sábado (18). Nas regiões da Grande Florianópolis, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte o acumulado pode passar dos 100 milímetros.

O fenômeno ocorre por conta da atuação de uma onda de baixa pressão que deixa o tempo instável em Santa Catarina. Segundo a Central de Meteorologia na NSC TV, a previsão é de que no sábado ocorra o aparecimento do sol. Por conta disto, as temperaturas também deverão ficar elevadas.

Norte de SC

Em Joinville, a Defesa Civil Municipal, informou que nas últimas 12 horas o acumulado de chuva já passou de 50 milímetros. Por causa da chuva, uma casa precisou ser interditada na quinta-feira (16). A família está abrigada na casa de parentes.

O imóvel fica no bairro Petrópolis e foi atingido por um deslizamento. A terra cedeu, derrubou o muro de contenção de concreto e invadiu os quartos da casa. A garagem caiu em cima do carro da família. "A edificação foi severamente afetada pela queda do muro. Na vistoria, identificamos o desabamento do telhado construído junto à divisa, ruptura das paredes e a movimentação de toda a estrutura", explica o engenheiro Robison Negri, da Defesa Civil de Joinville.

Vale do Itajaí

Em Blumenau a Defesa Civil recebeu três chamados por causa da chuva. Houve o registro de uma queda de árvore na Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt. A Guarda de Trânsito esteve no local para desobstruir a estrada.

Um deslizamento de terra em via pública aconteceu na Vila Bromberg. Uma equipe da Defesa Civil também foi deslocada à Rua Amadeu da Luz, no Centro de Blumenau, para uma ocorrência, à princípio, de infiltração.

Em Presidente Getúlio, o volume de chuva acabou alagando um trecho Rua Curt Hering, no Centro da cidade, mas não invadiu nenhum imóvel. A prefeitura informou ainda que uma comunidade no interior está sem acesso por causa da chuva.

Houve registro de alagamentos em dois bairros de Rodeio. Nenhum imóvel foi afetado e os bombeiros não receberam chamados de emergência.

Em Taió, uma barreira caiu na SC-114, próximo à entrada da cidade, e deixou o trânsito parcialmente bloqueado. Houve queda de muro na Rua Padre Eduardo, Centro, e a Rua Francisco Tomazzoni ficou alagada, com cerca de 40cm de água.

Na BR-470, entre Trombudo Central e Agronômica, uma árvore caiu na pista em virtude do temporal. Os bombeiros precisaram ser acionados para fazer a remoção e desobstruir a estrada, que ficou em meia-pista por cerca de 30 minutos.