Coletiva de imprensa marca prestação de contas do prefeito Geraldino Cardoso

Política
São Lourenço do Oeste | 19/12/2016 | 12:59

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

Restando 15 dias para a troca de comando no Poder Executivo, o prefeito de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (19) para fazer uma prestação de contas. Disse que em 2013 assumiu o governo municipal fazendo um relato da situação e, agora, faz outro de como está deixando a prefeitura. "Posso garantir que São Lourenço do Oeste está melhor do que antes", falou.

O prefeito entregou uma revista de prestação de contas de 56 páginas que contém oito setores da administração municipal, destacando as principais obras e ações. Participaram da coletiva os secretários de Saúde, Sérgio Hentz, de Educação, Lucia Iliane da Costa, de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Jucimar Garbin, e de Agricultura e Aquicultura, Josemar Bett.

Sobre qual seria a sua "menina dos olhos", Cardoso disse que obra importante é "aquela que é necessária", ou seja, independentemente do tamanho, é a que atenda a demanda da população. Mas, falou com carinho do asfalto na rua Rio de Janeiro, do abastecimento de água nas comunidades de Três Voltas e de Presidente Juscelino, da construção de escolas e também da Efaislo.

Quando ao quadro de funcionários, explicou que entre os dias 9 e 14 de dezembro dispensou todos os cargos comissionados, com exceção dos secretários municipais.

Antes e depois

Questionado sobre o que muda na sua vida depois de ter sido prefeito, Cardoso explicou das suas três tentativas ao cargo e de como queria ser o gestor de todos. Disse que estando do outro lado da mesa passou a conviver de outra forma, mas procurou fazer tudo focado no justo, no correto e com firmeza, tanto para as decisões afirmativas ou negativas.

Vice-prefeito

O atual vice-prefeito, Daniel Hippler, acabou disputando o pleito eleitoral de 2016 com o prefeito eleito Rafael Caleffi. A atitude, somada a outras, deixou a relação muito difícil entre Hippler e Cardoso. O prefeito explicou que todos tiveram oportunidade de ajudar em sua administração municipal e que os partidos que deixaram o governo só fizeram isso no "momento derradeiro", ou seja, durante as eleições.

Cardoso questionou os partidos que não o apoiaram da seguinte forma: "se estava bom, o que mudou? Se estava bom, por quê saíram ou por quê não falaram antes?". Para ele, somente a história irá responder a decisão tomada pelos ex-aliados.

Visivelmente magoado, falou ainda que o vice-prefeito abandonou o Executivo no momento em que mais precisavam dele - foi diretor em Brasília no Ministério das Cidades em 2014 - e que as conquistas que Hippler tem falado na sociedade, principalmente de valores, ainda não foram apontadas. Frisou que trabalhou sozinho por quatro anos.

Prefeitura

Cardoso disse que ainda não sabe o montante que ficará em caixa para o próximo prefeito, já que existe valores vinculados e próprios. Porém, garante que tudo estará organizado para a próxima equipe e deseja a todos um bom trabalho, pois São Lourenço do Oeste precisa ser valorizada.