Coligações se formam e três candidatos despontam para o governo de SC

Política
Florianópolis (SC) | 05/08/2018 | 19:40

Informações: Diário Catarinense
Foto: Reprodução/Internet

Com a decisão do PSD e do PP de selarem coligação e do MDB aliar-se ao PSDB, a disputa ao governo catarinense nas eleições de outubro fica, a rigor, polarizada em três candidaturas. São elas Mauro Mariani (MDB), Gelson Merísio (PSD) e Décio Liman (PT).

No último dia para registro de candidaturas e alianças na Justiça Eleitoral, dois nomes deixaram de concorrer: Esperidião Amin (PP) e Paulo Bauer (PSDB).

As duas novas coligações foram oficialmente anunciadas quase no mesmo horário, por volta das 15h deste domingo (5). A dos progressistas com pessedistas na sede do Diretório Estadual do PSD e a do MDB com o PSDB no apartamento do senador Paulo Bauer.

Nos bastidores circulou a informação que Amin abriu mão do governo depois de ser inteirado de que MDB e PSDB já tinham selado a aliança, com a desistência de Paulo Bauer. Ficou faltando apenas o aceite do convite pelo deputado João Paulo Kleinubing (DEM), para ser vice de Gelson Merísio, hipótese que ele descartou em várias ocasiões, mas que aceitou neste domingo. Tinha o aval de Esperidião Amin. Já Mariani terá Napoleão (PSDB), ex-prefeito de Blumenau, como vice.

Além dos três nomes mais fortes, com tendência clara de polarização entre Mauro Mariani e Gelson Merísio, pelas estruturas de suas coligações, outros quatro candidatos são concorrer ao governo catarinense. São eles: Rogério Portanova (Rede Sustentabilidade); Leonel Camasão (Psol); Ingrid Assis pelo (PSTU) e comandante Carlos Moisés da Silva (PSL).

As candidaturas só serão oficialmente conhecidas nesta segunda-feira (6), quando os requerimentos de registros foram protocolados na Justiça Eleitoral.