Com dívida milionária, Chapecoense anuncia recuperação judicial

Esporte
Chapecó (SC) | 04/02/2022 | 15:48

Informações: ND+
Foto: Chapecoense

A Associação Chapecoense de Futebol entrou com um pedido de recuperação judicial na Justiça de Santa Catarina e a solicitação foi atendida pelo juiz Ederson Tortelli, da 1ª Vara Cível da Comarca de Chapecó (SC). A informação foi confirmada pelo clube na manhã desta sexta-feira (4).

Durante entrevista coletiva, com a presença da diretoria e advogados que auxiliam no processo, a comitiva informou que a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do clube alviverde.

O clube tem agora um prazo de dois meses para apresentar um plano de recuperação judicial. “Temos 60 dias úteis para apresentação de um plano de reorganização de todo o clube, sobre como vamos pagar e de onde sairá a receita, para quem vamos destinar e de que forma, prazo, carência e deságios”, disse Felipe Lollato, advogado contratado pelo clube.

O advogado especialista em recuperação e reestruturação de empresas informou que em 180 dias deverá ser convocada uma assembleia onde será deliberado aos credores o plano do clube e depois a Chapecoense fará o cumprimento das ações de maneira restruturada e organizada.

De acordo com a Chapecoense, a recuperação judicial foi a última solução encontrada para colocar a casa em ordem, tendo em conta a dívida do clube que passa os R$ 100 milhões e pode chegar a R$ 180 milhões.

“A Chapecoense padece de uma grave doença, temos uma doença muito grave, estamos vegetando. Infelizmente, para toda doença grave, o remédio é amargo. E, muitas vezes, precisamos ousar com tratamentos especiais”, salientou Luiz Peruzzolo, vice-presidente administrativo e financeiro.

A medida judicial difere daquela adotada pelo Figueirense (recuperação extrajudicial) e que o objetivo é resolver o problema financeiro do clube. “Estamos buscando resolver o problema da Chapecoense. É um longo caminho, começou agora, mas tem toda uma estruturação e planejamento. Tivemos apoio do Conselho Deliberativo de forma expressiva”, comentou Alex Passos, vice-presidente de marketing.

A crise financeira do clube refletiu em campo no ano passado, quando a Chapecoense fez uma campanha pífia no Brasileirão e foi rebaixada para a Série B com apenas 15 pontos somados em 38 partidas.

A Chapecoense é o primeiro clube do futebol brasileiro a conseguir recuperação judicial. Em dezembro do ano passado, a Justiça Estadual de Santa Catarina homologou o plano de recuperação extrajudicial do Figueirense.