Começa ampliação do aeroporto de Pato Branco

Geral
Pato Branco (PR) | 19/02/2020 | 08:58

Informações: Diário do Sudoeste
Foto: Prefeitura de Pato Branco

Pato Branco (PR) deu início às obras de ampliação do Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, na terça-feira (18), cujo projeto está sendo coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho. Os trabalhos iniciais consistem na realização de aterro e terraplanagem. “Para que não seja preciso mexer no balizamento da pista, será preciso um aterro de aproximadamente 400 cargas de terra, que será feito com recursos próprios. O aterro maior, da segunda fase, será licitado, e pelo processo licitatório pode demorar um pouco. Mas, a obra já teve início e esse trabalho inicial deve durar uns 15 ou 20 dias”, enfatizou.

Segundo Braun, a obra completa contemplará o aterro nas duas cabeceiras, de aproximadamente 150 metros, o que dará mais de 400 mil metros cúbicos de terra, ou seja, mais de 2,7 mil cargas de terra. “Mas para isso teremos recursos. O que estamos fazendo agora é adiantando o processo, com recursos próprios, enquanto tramitam as licitações”, destacou o secretário, acrescentando que a ampliação do aeroporto é uma obra perfeitamente possível e necessária, “para que se possa mudar a classificação do nosso aeroporto para receber aeronaves maiores, fazer um melhor atendimento ao usuário e deixar o aeroporto completo, para que em 20, 30 anos se possa viajar do Sudoeste para qualquer lugar do mundo”.

Avanço

Até pouco tempo, o aeroporto de Pato Branco era um aeródromo, sendo usado para pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Em janeiro de 2019 ele foi reinaugurado como aeroporto, com uma linha aérea comercial da companhia Azul Linhas Aéreas e, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dotado de “instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas”.

Iniciou com um voo semanal, no início da tarde, de Curitiba a Pato Branco, Pato Branco a Curitiba. Devido à enorme demanda, a companhia ampliou para cinco voos semanais, de segunda a sexta-feira, mas ainda era insuficiente. E os sábados e domingos acabaram sendo incluídos no cronograma. Mesmo assim, um ano após a reinauguração do aeroporto, operando com voos diários, todos chegam e partem lotados. Inclusive, para facilitar para os usuários, houve troca de horários e os voos deixaram de ocorrer a tarde, e são agora no início da manhã.

Ainda, diante de uma demanda crescente, a companhia Gol mostrou-se interessada em abrir linha aérea em Pato Branco. Nessa terça-feira (18), começou a ampliação do aeroporto que, segundo o projeto, passará da classificação 2C para 3C; de 1.317 metros de pista para 1.610 metros; terminal de passageiros de 825 metros quadrados para 5,4 mil metros quadrados; aeronave crítica de ATR-72 (Azul) para Embraer (Azul) e Boeing 737 (GOL); capacidade de passageiros de 70 para 125 (Azul) e 189 (Gol); cerca patrimonial de 3,5 mil metros para 4,8 mil metros; e pátio aeronaves de nove mil metros quadrados para 18 mil metros quadrados.

Análise

Para analisar o contexto regional do transporte aéreo no Sudoeste, a reportagem do Diário do Sudoeste conversou com o consultor e especialista em Transporte Aéreo, Marketing, Administração e Logística, Mauro Martins, que é formado em Administração de Empresas, tem especialização em Administração da Produção, MBA em Controladoria e mestrado em Engenharia da Produção.

Para ele, o novo projeto para Pato Branco é bem ousado e levaria o aeroporto num novo patamar, mas, ainda assim, adequado. "Tenho dúvidas quanto ao comprimento da pista e a capacidade de operação de jatos, devido às restrições impostas pela altitude do sítio aeroportuário. No entanto, voos de ATR operariam sem restrições e de forma mais presente, criando novas opções de horário."